Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Zetti Bombeirinho pede proibição na comercialização de buzina a gás

Zetti Bombeirinho pede proibição na comercialização de buzina a gás

por Comunicacao — publicado 15/04/2016 00h00, última modificação 29/10/2018 12h59
Projeto de Lei tem como objetivo regularizar e fiscalizar o comércio da buzina a base dos gases propano e butano, passando a ser proibida a venda para menores

O vereador Zetti Bombeirinho (PMDB) apresentou durante última sessão ordinária, terça feira 12, projeto de lei que proíbe a comercialização de buzinas de pressão à base gás em bancas de revistas, bares, lanchonetes, padarias, loja de brinquedos e outros estabelecimentos congêneres, no município. Ainda no projeto fica claro que os locais permitidos a comercializar o produto só poderão fazer a maiores de 18 anos, sujeito a penalidade caso a lei seja infringida.
O vereador explicou que a intenção do projeto é impedir que, menores de idade tenha fácil acesso a esse produto, que hoje esta sendo inalado com a intenção de ficar “doidão”.
“Há alguns dias, passou uma reportagem falando sobre a morte de quatro jovens após inalarem esse gás, o propano é letal, ele atinge os músculos do corpo e parte do cérebro, e hoje infelizmente encontramos as buzinas que possuem esse componente em qualquer comercio da região. É preciso inibir a venda, ter apenas comércios do segmento fazendo a venda, inclusive estatuto da criança e adolescente no artigo 81 está escrito que é proibida a venda à criança ou ao adolescente, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica ainda que por utilização indevida. Por isso fiz o projeto para que a venda seja regulamentada e fiscalizada, para que nossos menores possam ser protegidos desse tipo de drogas”, concluiu.
O vereador do PSDB, Toninho Furlan, lembrou que o gás quando inalado congela o pulmão, pois adentra ao corpo com a temperatura menor que vinte graus, o que pode causar um enfarte em quem inala, e ainda frisou que acha necessário que seja feito um cadastro de quem compra uma buzina, pois assim seria possível maior controle de quem usa e como usa.
Já o vereador Kaskata (PSB), acredita que o projeto poderia incluir a proibição dessas buzinas em ambientes fechados, pois além de mal a saúde também faz mal a audição, e quando tocada em local fechado pode trazer danos a todos que estão por perto.
Bidu também do PSDB, lembrou que hoje existe uma banalização no comércio desse produto, que antigamente era somente usado para pesca, e deve sim existir uma maior fiscalização uma vez que no rótulo está escrito proibida a venda para menos de dezoito anos e proibida a inalação do produto.
O projeto do vereador Zetti foi aprovado pelos vereadores e passa a valer após sua publicação.