Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Hino e símbolos municipais

Hino e símbolos municipais

por Interlegis — última modificação 28/03/2019 16h46
Oficializados por lei de 1973, a bandeira e o brasão de armas compõem os símbolos oficiais do município. Já o Hino Municipal de Barueri foi instituído em 1999, por lei complementar

Instituídos pela Lei Municipal 112/73, a Bandeira Municipal e o Brasão de Armas compõem os símbolos do Município de Barueri.

Bandeira

Hasteada em todos os prédios públicos de Barueri, a Bandeira Municipal é assim descrita:

Bandeira Municipal de Barueri

  • De formato retangular, esquartelada em sautor.
  • O primeiro, de azul, com uma flor de liz de branco.
  • O segundo, de amarelo, com a Cruz da Ordem de Cristo.
  • O terceiro, de amarelo, com um qüinqüefólio de vermelho.
  • O quarto, de azul, com uma roda dentada de branco.
  • É carregada ao centro de um círculo de branco e este do Brasão de Armas.
  • O simbolismo dos elementos heráldicos da bandeira é o mesmo do Brasão de Armas.

 

Brasão

O Brasão de Armas da Cidade e Município de Barueri foi idealizado pelo Dr. Lauro Ribeiro Escobar, do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito, e assim se descreve:

Brasão oficial do Município de Barueri

Escudo redondo, de blau, com uma faixeta ondada de prata, encimada por uma roda dentada, acompanhada de duas flores de liz, tudo do mesmo;

Em ponta, dois canhões do Século XVII, desmontados, do segundo, postos em aspas;

Chefe de ouro, com a Cruz da Ordem de Cristo companhada de dois qüinqüefólios de goles.

O escudo é encimado por coroa mural de prata com oito torres,suas portas abertas de goles e tem como suportes, à destra, uma haste de cana de açúcar folhada e à sinistra uma haste de milho, folhada e espigada, ambas ao natural. Listel de blau trazendo o topônimo BARUERI de prata. O Brasão acima descrito tem a seguinte interpretação:

O escudo redondo, ou ibérico, era usado em Portugal à época do descobrimento do Brasil e a sua adoção representa homenagem do Município de Barueri aos primeiros colonizadores e desbravadores de nossa Pátria.- O blau (cor azul) simboliza em heráldica a justiça, beleza, doçura, nobreza, recreação, vigilância, serenidade, constância, dignidade, firmeza, incorruptibilidade, zelo e lealdade, atributos do município e dos administradores.- A faixeta ondada de prata representa o rio Tietê, de relevante importância para o desbravamento dos sertões e a conquista do vasto território brasileiro, que banha Barueri e por onde singraram os batelões dos bandeirantes.

A prata é símbolo da felicidade, pureza, candura, lisura, verdade, franqueza, amizade e integridade.- A roda dentada é o símbolo da indústria, sustentáculo da economia do município e responsável pelo seu progresso.- As flores de liz de prata, atributo de Nossa Senhora, evocam Nossa Senhora da Escada, padroeira do município, e a capela que deu origem ao povoado.- Os dois canhões de prata, do século XVII, estão a indicar a época de fundação do povoado, assim como os contingentes militares sediados no município.

Em heráldica simbolizam fortaleza de ânimo, virtude dos que contribuíram para o progresso de Barueri.- Em chefe, parte superior do escudo, o metal ouro significa riqueza, esplendor, glória, nobreza, poder, força, soberania e mando.- A Cruz da Ordem de Cristo, sob cuja invocação arribaram ao Brasil as naus do descobridor, desenhada em suas velas, também lembra a capela humilde erguida pelos jesuítas José de Anchieta e João de Almeida para a catequese dos silvícolas.

Os qüinqüefólios de goles (vermelho), evocam as boninas que abundavam na região e que, segundo alguns estudiosos, deram origem ao topônimo Barueri, que significaria Flor Vermelha que Encanta.- A coroa mural é o símbolo da emancipação política. As portas abertas nas torres visíveis, proclamam o caráter hospitaleiro do povo de Barueri.- As hastes de cana de açúcar e milho atestam a importância da agricultura nos primórdios do povoamento da região.- No listel, o topônimo Barueri identifica o município de que é símbolo o brasão, dispensando quaisquer outros dizeres, pelo que o nome em si já significa.


Hino Municipal de Barueri

Instituído pela Lei Complementar 74/1999, o Hino Municipal de Barueri foi composto por Jorge Pereira da Cruz, com a seguinte letra:

Clique aqui para baixar o Hino Municipal de Barueri em formato MP3

 

Gloriosa, nasceu no passado
A história de Barueri Majestosa em civilidade
Coroada de belezas mil
A memória traz ao presente
A aldeia que um dia surgiu
Entre grandes acontecimentos
Que o curso do tempo urdiu 

Barueri, uma paixão que se agiganta
Flor vermelha que encanta
O coração do meu Brasil 

Dos pioneiros aos que hoje vivem
Neste berço tão acolhedor
A nobreza é a prosperidade
Nos abrigam com o manto do amor
E as cores que o brasão retrata
Ouro, prata, vermelho e anil
Representam suas riquezas,
E as virtudes de um povo gentil 

Barueri, uma paixão que se agiganta
Flor vermelha que encanta
O coração do meu Brasil 

Da cultura, és grande expoente
Do seu povo, és mãe, proteção
Aguerrida, bonita, pra frente
Bom exemplo pra toda nação
Vão erguendo troféus pelo mundo
Os seus filhos, seus bravos heróis
És a terra da felicidade
Que cantamos a uma só voz 

Barueri, uma paixão que se agiganta
Flor vermelha que encanta
O coração do meu Brasil