Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / História

por Interlegis — última modificação 06/08/2021 08h59
Conheça um pouco da História da emancipação de Barueri e a fundação da Câmara Municipal

A história da Câmara Municipal de Barueri se confunde com a própria fundação do município. Acompanhe a cronologia:

1948 — Em 21 de setembro é realizado um plebiscito consultando a população sobre a emancipação, tendo seu resultado favorável ao SIM. Diante disso, em 24 de dezembro, a Lei n° 233 é promulgada pelo Governador Adhemar de Barros, tornando Barueri um município.

1949 — Em 13 de março, a primeira eleição define as 13 cadeiras do Poder Legislativo barueriense, que toma posse em 26 de março de 1949 num prédio especialmente destinado a ele, localizado na Avenida Dom Pedro II. A primeira Sessão de Posse é presidida pelo Juiz Eleitoral Dr. Euclides Custódio da Silveira.

Na mesma sessão ocorre a primeira eleição para definir a Mesa Diretora e as comissões permanentes da Câmara Municipal de Barueri.

Em 31 de março ocorre a primeira sessão ordinária, cuja matéria de discussão é o projeto de lei, de autoria do Executivo, para criação de cargos para a administração municipal. Sua tramitação resulta na primeira sessão extraordinária em 2 de abril.

1961 — A Câmara Municipal de Barueri se muda para a Rua Santo Antonio (atual Rua do Paço), no mesmo prédio denominado Paço Municipal, onde também funciona a Prefeitura.

1975 — Por meio da Lei n° 184, de 31 de outubro, a Rua Santo Antonio passa a se chamar Rua do Paço.

1993 — A Câmara Municipal de Barueri passa a funcionar em outro prédio, também na Rua do Paço, onde permanece por 15 anos.

1998 — Num projeto inédito no país, a Câmara Municipal de Barueri inicia a implantação de programas de inclusão e modernização, como o Estudantes na Câmara, a Ata Eletrônica, a Biblioteca Legislativa e TV Barueri, dentre outros.

A Câmara Municipal de Barueri passa a ser reconhecida no Brasil inteiro como a primeira a receber o certificado ISO 9002, conferida a instituições que atendem com qualidade a uma série de requisitos. O escopo da certificação foi o Serviço de Apoio Técnico ao Poder Legislativo.

2002 — Em virtude da revisão do conjunto de normas ISO 9000, a Câmara passa por profundas transformações para se adaptar aos novos requisitos exigidos na versão 2000. A Câmara Municipal de Barueri sai na frente mais uma vez, recebendo a certificação ISO 9001:2000 já em 2002, antes do prazo limite.

2005 — A Câmara Municipal de Barueri inicia mais uma empreitada chamada SA 8000, visando o reconhecimento como modelo nacional de eficiência em administração pública, pautada pela ética, respeito ao cidadão e responsabilidade social.

A SA 8000 é uma norma internacional que visa aprimorar as condições do ambiente de trabalho e das relações da Instituição com todas as partes interessadas: funcionários, colaboradores, comunidade, fornecedores, clientes e outros. A Câmara recebe a Certificação no fim de 2006.

2008 — A Câmara Municipal de Barueri passa a funcionar em nova sede, no Centro Comercial Barueri, onde está até hoje. Pela primeira vez na história, o Poder Legislativo ocupa um prédio moderno e especialmente construído para este fim.

2010 — A Câmara Municipal de Barueri é certificada com a ISO 14001:2000- Norma de Responsabilidade Ambiental. Isso quer dizer que todas as ações da Câmara de Barueri são voltadas à sustentabilidade, preocupação com o meio ambiente.

2011 — Com a promulgação da Lei 2.042/2011, edifício sede da Câmara Municipal de Barueri passa a se chamar oficialmente Parlamento 26 de Março.

2020 — Diante do maior desafio enfrentado pela sociedade no Século 21, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e a consequente recomendação de distanciamento social, a Câmara realiza sua primeira sessão ordinária por videoconferência.

2021 — Sessões passam a ser transmitidas ao vivo também no canal 307 da TV Alphaville, operadora de TV a cabo que atende parte do território barueriense.