Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Visitar a Câmara Municipal é conhecer a história de Barueri

Visitar a Câmara Municipal é conhecer a história de Barueri

por Érison Martins — publicado 11/01/2023 11h40, última modificação 01/06/2023 11h35
Prédio do Poder Legislativo abriga galeria de personalidades marcantes e mostra permanente com objetos históricos
Visitar a Câmara Municipal é conhecer a história de Barueri

Fotos: Marco Miatelo/Câmara de Barueri

As férias escolares são um bom momento para conhecer um pouco da história de onde vivemos e enriquecer culturalmente. A Câmara Municipal de Barueri pode ser o destino de quem quer saber mais sobre as origens da cidade e de sua formação política.

Do lado de fora do prédio, há o pavilhão com as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Barueri, e ao lado a placa “Parlamento 26 de Março”, indicando o nome oficial que o edifício-sede do Poder Legislativo recebeu em 2011, três anos após sua inauguração.

Fachada da Câmara - pavilhões com bandeiras

No interior do prédio, logo após a recepção, há dois terminais para consulta das principais informações sobre a Câmara.

Totem recepção

O hall principal do prédio, denominado Espaço Vereador Cleuso de Oliveira, é possível viajar no tempo visitando as galerias dos presidentes da Câmara Municipal, dos prefeitos, vice-prefeitos, e primeiras damas.

Galeria Presidentes Galeria Presidentes

Galeria Prefeitos e Primeiras-Damas Galeria Vice-Prefeitos

Para chegar ao Plenário Vereador Wagih Salles Nemer, local onde ocorrem as sessões da Câmara, o visitante passa por outra galeria importante: a do patrono e dos emancipadores, ou seja, das pessoas que lutaram na década de 1940 para que Barueri passasse a ser um município.

Galeria patrono e emancipadores

No Arquivo Público há uma exposição permanente, com objetos e documentos históricos que ajudam a contar a história de Barueri, desde sua emancipação. Há, inclusive a reprodução da ata da primeira reunião dos vereadores, uma espécie de “certidão de nascimento” da Câmara Municipal.

Outros objetos históricos podem ser apresentados ao mais jovens, que desconhecem as formas antigas de se registrar os fatos, como máquinas de escrever, câmeras fotográficas e rolos de filme.

Exposição permanente - Biblioteca

Para o presidente da Câmara, é papel também do Poder Legislativo a preservação e o cuidado com a história de Barueri, bem como estimular que a população tenha acesso a essas informações, objetos e documentos. “A Câmara Municipal sempre esteve de portas abertas para a população trazer suas demandas e conversar com seus representantes. Queremos também que as pessoas venham nos visitar para conhecer nosso passado tão bonito e apresenta-lo às gerações futuras”, comentou o vereador Toninho Furlan (PDT).

Serviço:
Câmara Municipal de Barueri