Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores homenageiam profissionais de saúde que atuam no combate à pandemia

Vereadores homenageiam profissionais de saúde que atuam no combate à pandemia

por Diretoria de Comunicação Social publicado 20/08/2021 10h00, última modificação 01/06/2023 14h08
Técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e demais profissionais da linha de frente receberam moção de aplausos no plenário da Casa
Vereadores homenageiam profissionais de saúde que atuam no combate à pandemia

Fotos: Gean Nunes/Câmara de Barueri

Eles colocam suas vidas em risco diariamente para garantir a saúde da população. Não puderam se isolar nem mesmo nos dias em que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) vitimou mais de 4 mil pessoas por dia no país. Pelo contrário. Estiveram sempre na linha de frente, ajudando a salvar vidas em meio à maior crise sanitária de nossa história. Na terça-feira, 17, porém, profissionais de saúde da rede municipal fizeram uma rápida pausa na rotina diária para receber uma homenagem na Câmara Municipal de Barueri.

Isso porque os vereadores aprovaram, por unanimidade, a Moção 05/2021, de aplausos aos profissionais de saúde que atuaram na linha de frente para acolher e tratar os baruerienses infectados pelo vírus.

A homenagem, proposta pelo vereador Thiago Rodrigues (PDT), destaca o empenho dos trabalhadores na missão de salvar vidas. “O povo padeceu, a carne sangrou, mas estamos vencendo esta batalha a cada dia que passa”, ressaltou o parlamentar, que perdeu uma tia para a Covid-19. “Infelizmente ela nos deixou porque chegou ao hospital já com o pulmão bastante comprometido. Eu vi de perto a cena de guerra que se transformou nosso sistema de saúde”.

O autor da homenagem destacou o trabalho da médica Tércia Duarte, uma das que atuaram na linha de frente. “Um dia eu cheguei a pegar um paciente no colo junto com ela, porque ele era grande, para ela poder intubá-lo. É uma guerreira”, discursou Thiago Rodrigues, que também enalteceu a atuação dos demais profissionais da saúde, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas e profissionais da limpeza. “Quantas vezes vocês cuidaram dos outros e depois foram embora para casa com medo de passar o vírus para suas famílias?”, comentou.

Falando em nome dos profissionais de saúde, Dra Tércia agradeceu aos vereadores pela homenagem e relatou os momentos difíceis que ela e seus colegas viveram desde o início da pandemia no país. “Lembro do nosso primeiro óbito, que foi o do nosso colega que era motorista de ambulância e que estava na linha de frente. Depois vieram médicos, técnicos de enfermagem, familiares etc. A Covid-19 não tem cura e veio para nivelar a sociedade, para nos mostrar que a última palavra não é do médico, mas de Deus. Nós só estamos aqui para aliviar o sofrimento das pessoas”.

A moção recebeu apoio unanime dos demais vereadores na aprovação do projeto em plenário.

registrado em: