Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores aprovam auxílio a vítimas das chuvas do Jd. Maria Helena

Vereadores aprovam auxílio a vítimas das chuvas do Jd. Maria Helena

por Diretoria de Comunicação Social publicado 22/03/2023 09h10, última modificação 01/06/2023 14h30
Prefeitura vai estabelecer regras para concessão do benefício de até R$ 10 mil. Defesa Civil fará o mapeamento das casas atingidas pelo transbordamento do Rio Cotia
Vereadores aprovam auxílio a vítimas das chuvas do Jd. Maria Helena

Foto: Marco Miatelo/Câmara de Barueri

Famílias que moram em casas no Jardim Maria Helena atingidas pela chuva terão acesso a auxílio financeiro para ajudar a lidar com os problemas trazidos pelo transbordamento do Rio Cotia no dia 14 de março, quando um volume de água muito acima do normal trouxe transtorno e prejuízos aos moradores do bairro.

O benefício previsto no projeto será de R$ 5 mil a R$ 10 mil por residência atingida. A Prefeitura vai editar um decreto com as regras de concessão. O prazo é de 15 dias após a publicação da nova lei no Jornal Oficial de Barueri.

De acordo com o Projeto de Lei 009/2023, aprovado pela Câmara Municipal de Barueri na sessão de terça-feira, 21, a Defesa Civil vai emitir relatórios técnicos apontando as áreas atingidas pela água em volume que justifique a concessão do auxílio humanitário.

“Cabe à Administração Municipal reconhecer a necessidade de ajudar os desabrigados e afetados que sofreram e ainda sofrem com as consequências danosas dessas fortes chuvas torrenciais, pois é dever do Estado garantir o mínimo necessário à existência digna da pessoa humana”, justificou o prefeito Rubens Furlan em mensagem enviada aos vereadores.

Ao defender a aprovação do projeto, os vereadores ressaltaram a urgência da medida, a solidariedade da população e a agilidade do poder público ao lidar com a tragédia.

“Nós vereadores fomos ao local, junto com o prefeito e o vice-prefeito e vimos a situação daquelas pessoas. É um projeto que mostra sensibilidade com as mais de 250 famílias que foram atingidas pela enchente”, comentou Thiago Rodrigues (PDT).

“Vimos em todo o Estado o que as chuvas deste ano provocaram. É aí que a gente vê a importância do poder publico agir o mais rápido possível para minimizar o sofrimento dessas pessoas que estão passando por um momento tão difícil”, destacou Rafa Carvalho (União).

Keu Oliveira (PTB) afirmou que vive em Barueri há décadas e nunca viu um volume de água tão grande. “Visitei algumas casas com 1,40 metro de água dentro, foi um momento muito trágico. Parabéns ao prefeito pela iniciativa de oferecer ajuda a essas famílias”, disse, lembrando também da questão ambiental que envolve o problema. “Infelizmente uma parte da população ainda joga lixo, entulho e móveis velhos nos rios. Isso só agrava a situação”, ponderou o vereador.

Cris da Maternal (PSDB) ressaltou o aspecto solidário dos moradores de Barueri com as famílias atingidas pela tragédia. “Foi uma corrente do bem. A população e o poder público se uniram para ajudar aquelas pessoas preparando refeições, arrecadando alimentos, roupas e o que mais fosse necessário”, relatou. “Ninguém ali estava pensando em política, só no acolhimento para aquelas famílias”, completou a vereadora.

Reinaldo Campos (PTB) também relatou a solidariedade que presenciou entre os baruerienses. “Sabemos que o prejuízo foi muito grande, tanto financeiro quanto emocional. Felizmente não faltou atenção da administração pública ao oferecer apoio àqueles moradores. Esse auxílio financeiro humanitário é primordial”, analisou.

registrado em: ,