Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Silvio Macedo presta homenagem a projeto de revitalização urbana

Silvio Macedo presta homenagem a projeto de revitalização urbana

por Comunicacao — publicado 27/02/2018 00h00, última modificação 29/10/2018 12h59
Em parceria com ONG e sociedade civil, Projeto Metanóia recuperou área degradada sob ponte na Aldeia de Barueri
Silvio Macedo presta homenagem a projeto de revitalização urbana

Alexandre Pereira de Oliveira e o vereador Silvio Macedo (foto: Ivan Nunes/CMB)

O vereador Silvio Macedo (PSDC) prestou uma homenagem ao Projeto Metanóia pela atuação no processo de revitalização de uma área no bairro Aldeia de Barueri. A moção de aplausos, entregue durante a sessão de terça-feira, 27, foi aprovada uma semana antes, por unanimidade, e contou com a coautoria do vereador Sérgio Baganha (PSDB).

A principal ação do Projeto Metanoia foi a reocupação de um espaço público que estava degradado, embaixo da ponte Akira Hashimoto. O local era considerado perigoso e com alto nível de violência, além de exalar um odor desagradável.

“Graças a um trabalho conjunto da sociedade civil e dos moradores, o local passou por uma transformação. Foi feita uma limpeza completa da área, serviço de paisagismo e os muros ganharam belos grafites. Hoje virou um ponto de visitação e a população se sente orgulhosa do seu feito, podendo observar ainda uma mudança na conduta de todos em relação à cidadania e o zelo pelo espaço público”, relatou Silvio Macedo.

O vereador destacou ainda que moradores de bairros vizinhos já procuraram o Projeto Metanoia com interesse de realizar trabalho semelhante em suas comunidades. “Isso mostra que o projeto transforma não só a paisagem local, mas também a vida das pessoas. Que isso sirva de incentivo para cada um fazer algo para melhorar o lugar onde se vive, cuidando mais do bairro e das ruas”, completou.

Alexandre Pereira de Oliveira, idealizador do movimento, agradeceu pela homenagem e lembrou que o engajamento é o principal combustível de seu projeto. “A coisa mais bonita do Metanóia é a parceria com autoridades, o comércio local e as pessoas. É uma coisa que visa o bem comum e que pode ser desenvolvido em qualquer lugar, porque está calcado na vontade de ajudar o próximo”, disse.

O líder comunitário afirmou ainda que o resgate da história da Aldeia de Barueri – o bairro mais antigo da cidade – foi um efeito colateral positivo do trabalho de revitalização do espaço, já que o grafite feito sob a ponte retrata momentos históricos do surgimento da vila. “É muito bonito e gratificante ver as pessoas parando para tirar fotos do grafite. É o Metanoia vencendo a sujeira com limpeza. Onde havia entulho hoje há um jardim”, contou Alexandre.

Trabalho conjunto

A moção de aplausos também homenageou os demais agentes envolvidos no trabalho de revitalização do bairro:

• Valdinei Soares de Souza - morador da Aldeia de Barueri;
  • Guarda Civil Municipal – Base Aldeia de Barueri
  • Dr. Mario Ricardo de Freitas Garrido – Delegacia Central
  • Projov (Programa Rotário para Jovens)
  • Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente)