Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Semana Rosa movimenta ações na Câmara Municipal

Semana Rosa movimenta ações na Câmara Municipal

por Diretoria de Comunicação Social publicado 17/10/2019 21h00, última modificação 21/10/2019 11h31
Atividades envolvendo servidores e comunidade foram recheadas de informações e solidariedade
Semana Rosa movimenta ações na Câmara Municipal

Foto: Gean Nunes/CMB

Como todo ano, a Câmara Municipal de Barueri participa do Outubro Rosa, campanha de conscientização mundial que tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

Desde o primeiro dia do mês, a fachada da Casa está iluminada por luzes cor de rosa. Corredores, plenário e gabinetes também ganharam adereços no mesmo tom, mas as ações vão muito além da decoração.

A semana de mobilização começou com um café da manhã para as mulheres. O cardápio foi preparado pelas próprias servidoras.

A Divisão de Comunicação produziu um vídeo com a história da servidora Noemi Steller, da Divisão de Recursos Humanos, que enfrentou o câncer de mama em 2012. “Não foi fácil, mas estou aqui. Recebi alta hospitalar em abril desse ano. Eu venci, estou curada. Existe uma Noemi antes e depois do câncer. E a nova Noemi quer desfrutar cada momento dessa vida”, relatou. O depoimento emocionou o público que acompanhou a exibição no plenário da Casa.

As convidadas também assistiram a uma palestra sobre saúde da mulher. A enfermeira Sheila Gonzalez falou sobre a importância do autocuidado na prevenção dessa e de outras doenças.

Na terça-feira, servidores e parlamentares se vestiram de rosa para a sessão ordinária. Os vereadores, mais uma vez, usaram a tribuna para dar destaque ao assunto. “De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo, representando quase um terço dos casos da doença. No Brasil, as estimativas do Inca apontam que em 2019, quase 60 mil mulheres terão a doença. E as estatísticas reforçam que com o diagnóstico precoce as chances de cura chegam a quase 95%”, discursou o presidente da Casa, vereador Fabião (PC do B).

Na quarta-feira, foi dia de Cinema na Câmara. O Plenarinho foi decorado e se transformou na Sala Rosa para receber os telespectadores que acompanharam a exibição de um filme que tem como tema central a luta contra o câncer.

Solidariedade

No final da semana, o esforço se concentrou na arrecadação de doações para compra de sutiãs cirúrgicos e de mastectomia para as pacientes “Pérolas Rosas” desenvolvido pela Secretaria da Mulher. O programa atende mulheres que enfrentam o câncer de mama e não tem condições de arcar com os custos do tratamento.