Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Poder Legislativo moderniza frota de veículos

Poder Legislativo moderniza frota de veículos

por Comunicacao — publicado 28/08/2019 11h05, última modificação 29/08/2019 15h54
Os 23 automóveis já estão à disposição de gabinetes e da administração da Câmara Municipal de Barueri
Poder Legislativo moderniza frota de veículos

Foto: Gean Nunes/CMB

A terceirização da frota é mais uma medida de transparência e responsabilidade adotada pela atual direção da Casa. Um estudo, desenvolvido cuidadosamente por gestores, revelou que a modalidade de locação é mais barata que a aquisição e manutenção de carros próprios.

Os 18 veículos da marca Renault, modelo Logan, serão usados pelos vereadores para as atividades parlamentares. Três vereadores e o gabinete da Presidência dispensaram o benefício.

Compõem a frota ainda 3 Renault Sandero, que estão à disposição da administração da Casa, um Citröen Berlingo, para o transporte de cargas e uma van Mercedes Sprinter 415D, utilizada para o transporte de passageiros.

A frota é zero quilômetro, está na garantia, é segurada e em breve contará com rastreador GPS. O equipamento substituirá a planilha de anotação manual e permitirá um controle mais rigoroso do uso dos veículos, já que possibilitará a fiscalização do deslocamento do carro em tempo real, garantindo sua utilização apenas para atividade parlamentar e dentro do município de Barueri, como determina a legislação.

O contrato assegura que a Casa não terá qualquer despesa adicional. Nem mesmo com mão-de-obra. Caso o veículo apresente problemas, deverá ser substituído em até 24 horas.

Legalidade e transparência

Um parecer da Procuradoria Geral da Casa constatou que a terceirização gera economicidade (relação entre custo e benefício a ser observada na atividade pública) para os cofres da Casa.

O documento concedeu amparo legal a licitação que foi realizada por meio de pregão. Um processo seguro e transparente que garantiu a livre concorrência. 15 empresas enviaram propostas. Recorde de participações nos últimos anos. Venceu a proposta que cumpriu as exigências previstas no edital e ofereceu preço mais baixo.

A contratação ficou ainda com o preço abaixo do referenciado pelo CADTERC - site institucional administrado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do estado de São Paulo, responsável por estabelecer parâmetros e diretrizes dos contratos terceirizados pela administração pública.