Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Parlamentares prestam homenagem a equipe de jiu-jitsu

Parlamentares prestam homenagem a equipe de jiu-jitsu

por Comunicacao — publicado 28/08/2019 13h45, última modificação 02/09/2019 14h20
Moção de Aplausos reconhece o trabalho vitorioso de professores do Barueri Esporte Forte

A Câmara Municipal de Barueri aprovou e entregou, na sessão de terça-feira, 27, moção de aplausos à comissão técnica da equipe de jiu-jitsu do Barueri Esporte Forte/Squared BJJ (Brazilian Jiu-Jitsu).

A homenagem foi entregue aos professores Demerval de Souza André Junior (faixa preta 3º grau), João Marcelo Andrade dos Santos (faixa preta ponta vermelha), ao coordenador Douglas Montel de Mello (faixa preta 2 º grau) e para o preparador físico Rogério Marcelino.

Os mestres da arte marcial japonesa desenvolvem um trabalho vitorioso, com adultos e crianças, que rende conquistas a Barueri. Como destaque, o Circuito Paulista de Jiu-Jitsu 2019 e o Campeonato Mundial da modalidade. As duas competições trouxeram 18 medalhas. Sendo 14 na disputa estadual e 4 medalhas no Mundial.

O projeto foi proposto pelo vereador Allan Miranda (PSDB). No texto, o parlamentar defendeu o trabalho de destaque realizado pelos mestres e professores. “A dedicação desses profissionais merece reconhecimento. São pessoas especiais que receberam o dom de serem trajados por quimonos e faixa na cintura. Dedicam suor e sabedoria para ensinar e mais que isso formar atletas. Nessa arte, o chão não é o fim é apenas o começo”, justificou.

Arte da suavidade

O jiu-jitsu é uma arte marcial japonesa originalmente utilizada nas guerras, onde a força é aplicada em golpes que envolvem articulações, imobilizações, alavancas e torções.  As técnicas e golpes corporais tem como objetivo derrotar ou imobilizar o oponente.

Traduzida livremente, a expressão significa “arte da suavidade” ou “técnica da brandura”, uma referência ao caráter e filosofia desta arte marcial: o equilíbrio e o controle total do corpo.

No Brasil, ganhou um estilo específico, conhecido como BJJ (Brazilian Jiu Jitsu), um esporte de combate e autodefesa que surgiu no começo do século 20, a partir do judô.

Barueri Esporte Forte

O Programa “Barueri Esporte Forte” incentiva o desenvolvimento de atividades desportivas de rendimento e administração de núcleos esportivos abrangendo várias modalidades esportivas entre elas o jiu-jitsu.

O atendimento é feito de forma prioritária aos estudantes, a partir de 5 anos, no contra turno escolar. As atividades também são voltadas para adultos para possibilitar a participação de todos os munícipes e promover a garantia do direito à prática esportiva.