Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Novos parques públicos infantis terão acessibilidade

Novos parques públicos infantis terão acessibilidade

por Diretoria de Comunicação Social publicado 07/12/2022 11h50, última modificação 01/06/2023 11h57
Prefeitura poderá criar parquinhos inclusivos ou adaptar espaços existentes para crianças com deficiência
Novos parques públicos infantis terão acessibilidade

Foto: Marco Miatelo/Câmara de Barueri

Rampa de acesso, guarda-corpo metálico, piso tátil e piso de borracha são algumas das adaptações que os parques infantis de Barueri poderão receber em breve. A proposta foi aprovada pelos vereadores na sessão de terça-feira, 6, e prevê brinquedos totalmente inclusivos, adaptados para cadeirantes e crianças com mobilidade reduzida, além de brinquedos sensoriais.

De acordo com o Projeto de Lei 88/2022, a Prefeitura poderá transformar um playground já existente, criar espaços voltados especificamente para isso ou utilizar áreas dentro dos parques da cidade para criar os parquinhos inclusivos. Todas as adaptações deverão atender aos padrões exigidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

De acordo com a autora do projeto, a vereadora Cris da Maternal (PSDB), o objetivo é “ampliar a participação e integração das pessoas com deficiência, notadamente daquelas que não estejam preparadas para brincar nos demais playground's públicos, com 5% dos brinquedos adaptados”.

Na proposta, a parlamentar também destaca a importância de auxiliar na integração das pessoas com deficiência, até que a criança sinta segurança para brincar nos demais parquinhos.

“Nossa intenção é assegurar a acessibilidade ao lazer às crianças com deficiência ou mobilidade reduzida e inclusão. Tanto o Estatuto da Criança e do Adolescente quanto a Constituição Federal estabelecem que todas crianças gozam de direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo dever da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar, dentre outros, a realização do direito ao lazer e à convivência familiar e comunitária”, justificou Cris da Maternal.

registrado em: ,