Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Novo sistema de votação garante mais segurança e transparência ao Parlamento

Novo sistema de votação garante mais segurança e transparência ao Parlamento

por Diretoria de Comunicação Social publicado 04/02/2020 16h00, última modificação 28/02/2020 15h50
Vereadores estrearam novo terminal com tela sensível ao toque e maior controle sobre as atividades em plenário
Novo sistema de votação garante mais segurança e transparência ao Parlamento

Foto: Gean Nunes / CMB

A Câmara de Barueri retomou a atividade parlamentar com novidades no Plenário Wagih Salles Nemer. O antigo sistema de votação da Casa foi substituído. Entre as implementações, destaque para o terminal dos vereadores, com tela sensível ao toque e maior controle da atividade do edil em plenário e melhorias no reconhecimento biométrico (impressão digital).

A novidade faz parte de um amplo projeto de modernização e transparência que vem sendo desenvolvido na Câmara. “O objetivo é tornar o ambiente de votação mais seguro e transparente, por meio de melhores práticas. A transparência é principal pilar da boa política”, destacou o presidente da Casa, vereador Fabião.

A novidade garante mais agilidade às sessões. No sistema antigo, a fonte de saída era o papel e toda burocracia que exige a tramitação de um processo. Agora a produção em papel passou a ficar em segundo plano.

Com um toque, através do reconhecimento da digital, o vereador pode registrar presença, se inscrever para debater os projetos e ter acesso a todas as informações digitalizadas em tempo real. Além disso, é possível acompanhar a orientação dos líderes partidários das bancadas diretamente no painel.

Com a inovação, quem também ganha é a população. O entendimento de tudo que acontece na sessão parlamentar vai ficar ainda mais fácil e os dados estarão disponíveis na página oficial da Casa na internet.

Interesse

A novidade chamou atenção de parlamentares de outras cidades. O presidente da Câmara Municipal de Sertãozinho (SP), vereador Lúcio da Rádio (PR) esteve em Barueri para conhecer o novo sistema de votação e transmissão de dados. “A impressão foi excelente. Com certeza essa será uma das próximas ações a serem implantadas na nossa Casa de Leis”, afirmou o vereador.