Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Música e eventos cristãos passam a ser considerados manifestação cultural em Barueri

por Diretoria de Comunicação Social publicado 31/10/2023 12h05, última modificação 08/11/2023 13h42
Vereadores aprovaram a criação do Programa Municipal de Fomento e Difusão da Música Cristã no município

Foto: Marco Miatelo/Câmara de Barueri

A música cristã e eventos relacionados a ela passarão a ser considerados patrimônio cultural de Barueri. A medida foi aprovada pelos vereadores na terça-feira, 31, durante a sessão da Câmara Municipal.

O Projeto de Lei 079/2023, que prevê a criação do Programa Municipal de Fomento e Difusão da Música Cristã, busca promover a divulgação em âmbito cultural, profissional, social e econômico da atividade, bem como desenvolvê-lo como instrumento cultural, de trabalho e empreendedorismo.

De acordo com o texto aprovado pelo plenário, o programa tem por objetivo “promover a capacitação de músicos e parceiros de atividades afins, por meio de cursos, oficinas, seminários e demais ações educativas que auxiliem no aprimoramento da produção cultural cristã”. O projeto destaca ainda o “incentivo à realização de fóruns e exposições que visem à pesquisa, ao estudo, à produção, reprodução e exibição de projetos e produções culturais” e “incentivos à integração de iniciativas de cantores e seus parceiros de atividades afins, com atenção especial para a troca de experiências e aprimoramento de gestão de processos e produtos”.

Para o vereador Reinaldo Campos (PTB), a ideia de apresentar o projeto surgiu a partir de sua observação de que músicas e eventos religiosos têm sido apartados de incentivos oficiais e culturais, por não serem consideradas patrimônio cultural.

“O Brasil tem por tradição valorizar a disseminação cultural. A Lei Rouanet, que é um instrumento para fazer cumprir os deveres governamentais relacionados à cultura e arte, dispostos na Constituição, facilita o acesso a shows, espetáculos, teatros, cinema, exposições, etc. Infelizmente, porém, a música cristã não é abrangida por ela, mesmo sendo uma manifestação cultural legítima”, lembra Reinaldo Campos.

O parlamentar lembrou que Barueri sediou, recentemente, a Semana da Cultura Cristã, em que o público evangélico se reuniu para proferir sua fé, incluindo uma leitura ininterrupta da Bíblia no Centro de Eventos. “Vivemos em uma sociedade com diversidade religiosa, e todas as religiões devem ser respeitadas. Este projeto de lei tem por objetivo tratar de músicas e eventos cristãos, fazendo com que essas atividades sejam reconhecidas como cultura na cidade de Barueri”, concluiu o autor da proposta.

Mais fotos em: https://www.flickr.com/photos/camaradebarueri/albums/72177720312366784

registrado em: