Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / José Almir recebe título de cidadão benemérito de Barueri

José Almir recebe título de cidadão benemérito de Barueri

por Diretoria de Comunicação Social publicado 27/04/2023 21h00, última modificação 01/06/2023 11h22
Sessão solene marcou entrega da homenagem ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil
José Almir recebe título de cidadão benemérito de Barueri

Foto: Marco Miatelo/Câmara de Barueri

O plenário da Câmara Municipal recebeu, na noite de quinta-feira, 28, sessão solene para a entrega do título de cidadão benemérito ao presidente da subseção de Barueri da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), José Almir.

A honraria, concedida pelo Decreto Legislativo 04/2022, foi aprovada por unanimidade pelos vereadores na sessão do dia 6 de dezembro de 2022.

Cearense de nascimento, o advogado chegou a Barueri em 1994 e se estabeleceu na cidade, construindo uma carreira de destaque na advocacia e consolidando uma posição de liderança na representação de sua categoria profissional. Está em seu quarto mandato como presidente da OAB barueriense.

Emocionado ao receber a honraria, Almir estendeu a homenagem aos amigos, familiares, advogados e todos que fizeram parte da sua trajetória de vida.

“Hoje é uma noite muito linda. Tenho 71 anos e idade e mais de 30 deles atuando na advocacia. Já estou praticamente encerrando minha carreira, mas sinto que faltava este título em minha biografia”, discursou José Almir, destacando sua satisfação por receber uma homenagem em vida.

Para o vereador Levi Gonçalves, autor do decreto legislativo, a entrega do título é o reconhecimento do trabalho e da devoção de José Almir ao município.

“É uma honra para mim ser o autor desta homenagem, considerando a história que o doutor José Almir construiu em nossa cidade. Estar em seu quarto mandato à frente da OAB de Barueri comprova o caráter, a dedicação e o profissionalismo deste grande advogado”, disse Levi.

Representando os advogados, o presidente da OAB de Carapicuíba, Paulo Roberto Quissi, destacou a liderança do colega homenageado e ressaltou sua generosidade com os colegas.

“Tenho orgulho de tê-lo como amigo, como irmão e como uma referência na profissão. Só tenho a agradecer pelas oportunidades que o doutor José Almir me deu na carreira”, declarou Quissi.

Biografia

José Almir, atual presidente da OAB subseção Barueri, é filho de Ladislau Felix e de Dona Francisca Vieira Leite (já falecidos), sendo ele o terceiro filho numa família de nove irmãos: sete mulheres e dois homens, sendo eles: Mari Leite, Maria Margarida, Maria de Lourdes, Maria do Rosário, Maria Isa, Maria Aparecida e José Juarez.

O advogado é pai de três filhos: Cláudia, Geffinson e Evandro, avô de Letícia e Isadora. Cearense de nascimento, mas paulista de coração, veio para São Paulo – Capital no ano de 1964, aos doze anos de idade. Trinta anos mais tarde, em 1994 passou, adotou a cidade de Barueri como residência.

Formado em Direito pela Universidade São Francisco no ano de 1994, tendo estagiado com inscrição na OAB/SP por dois anos, já acumula trinta anos de exercício efetivo na advocacia.

Foi membro de várias comissões da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Barueri nas gestões de Eudágero Quintanilha, como a Comissão de direitos e Prerrogativas, Infância e Juventude, Ética e Disciplina, Assessoria da Presidência, dentre outras.

Em 2007 disputou e venceu as eleições para a presidência da OAB de Barueri. Venceu novamente em 2009 e em 2012, encerrando seu mandato em 31 de dezembro de 2015.

Nesse interregno, conseguiu da Prefeitura uma área onde foi construída a sede da OAB no município de Barueri, entregando-a aos advogados em agosto de 2015.

Candidatou-se para a seccional de São Paulo, na chapa majoritária, como secretário-geral adjunto no ano de 2015, obtendo o segundo lugar.

Em 2021, novamente se candidatou e conquistou a Presidência da OAB subseção Barueri.

José Almir é advogado criminal militante e mantém seu escritório nesta cidade. Tem orgulho de Barueri e durante sua trajetória muito contribui para o progresso do nosso município, ajudando, orientando e zelando pelo bem-estar da população.

Por tudo que ele representa a Barueri e por toda sua história de vida e de trabalho, fez jus ao título de cidadão benemérito da cidade, honraria aprovada por unanimidade pelos 21 vereadores que compõem a Câmara Municipal de Barueri.

registrado em: