Exposição na Câmara retrata promulgação da Lei Orgânica
Quem passar pela Câmara até o fim de outubro vai poder conhecer de perto um pedaço importante da história de Barueri: a promulgação da Lei Orgânica do Município, ocorrida há 35 anos.
Uma exposição organizada pelo Arquivo Público da Casa transporta o visitante para a Barueri de 1990: são documentos, recortes de jornais, fotografias e objetos que ajudam a compor a cena do Poder Legislativo e dos 20 vereadores constituintes que trabalharam para elaborar o texto.
A abertura ocorreu na terça-feira, 9, durante a sessão dos vereadores. Na ocasião, o servidor Reginado Cruz, responsável pelo Arquivo Público e curador da exposição, explicou que a ideia é apresentar aos munícipes documentos e registros do trabalho de elaboração de um marco jurídico e histórico de Barueri, lembrando ainda que a Lei Orgânica da cidade não foi feita ouvindo apenas os vereadores constituintes.
“Assim como a Constituição Federal de 1998 é chamada de Constituição Cidadã, nossa Lei Orgânica também teve participação popular. Quem visitar a exposição vai conhecer a urna que a Câmara Municipal colocou no Centro de Barueri para colher sugestões e ideias dos baruerienses para a elaboração do texto”, comentou.
Homenagem
Na abertura da exposição, a Câmara Municipal de Barueri prestou uma homenagem aos 20 vereadores constituintes, por meio da Moção 020/2025, proposta pelo presidente da Casa, vereador Wilson Zuffa (Republicanos) e aprovada por todos os parlamentares.
Homenageados:
- Antônio Balthazar Necchi (em memória)
- Clarindo Aparecido da Silva
- Cleuso de Oliveira (em memória)
- Dr. Gilberto Otávio Tolaini
- Jânio Gonçalves de Oliveira
- João Amâncio da Conceição
- João José dos Santos (em memória)
- Joliete Alves dos Santos (em memória)
- José de Melo
- José Mendes da Silva
- Jurandir Aparecido Alves – Jurinha
- Maria de Andrade Victor – “Eva” (em memória)
- Maria de Lourdes Evangelista (em memória)
- José Lino da Silva – Naná
- Nilton Humberto Melão
- Noé de Souza Borges
- Sebastião Rodrigues Nunes
- Valdemir Holanda da Silva
- Vitor Firmino dos Santos
- José Maria de Morais – Zé Maria





















