Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Estudantes visitam Câmara para conhecer projeto de práticas sustentáveis

Estudantes visitam Câmara para conhecer projeto de práticas sustentáveis

por Comunicacao — publicado 28/08/2019 10h05, última modificação 05/09/2019 10h53
Ação faz parte do Programa Município Verde Azul, criado pelo Estado, para incentivar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável
Estudantes visitam Câmara para conhecer projeto de práticas sustentáveis

Foto: Gean Nunes/CMB

Alunos do curso de Gestão de Resíduos Sólidos, da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, foram recepcionados por servidores da Câmara Municipal de Barueri na quinta-feira, 28.  A Casa e suas funcionalidades foi apresentada por Rubens Siqueira da Ouvidoria, Alexandre Félix do Setor Manutenção e Limpeza e Antônio Carlos da Silva da Divisão de Gestão Integrada.

Os visitantes puderam conhecer a estrutura física do prédio, inaugurado em 2008. O projeto, baseado no conceito de sustentabilidade, possui várias opções de entrada e saída, cada uma destinada a uma função específica: recepção de visitantes, entrada e saída de servidores e entrada e saída de vereadores, paredes claras, lâmpadas de LED, torneiras com redutores de pressão, vasos sanitários com caixas acopladas, bicicletários, calçamento permeável no entorno da edificação, captação, tratamento e utilização de água da chuva, certificação ISO 14001, cestos diferenciados para coleta seletiva, copiadoras habilitadas para impressão frente-verso, captação de energia solar, horta orgânica, e utilização de papel com selos de bom manejo florestal.

Essa foi a quarta visita monitorada à Câmara. Como foco, as construções sustentáveis e as boas práticas relacionadas à preservação do meio ambiente. “Nós temos a certificação do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Responsabilidade Social e Meio Ambiente. Um compromisso público com a manutenção do ecossistema. Todo esse cuidado fez da nossa instituição um modelo de instalação pública sustentável”, destacou o ouvidor Rubens Siqueira.

Com o modelo de gestão, foi possível reduzir consideravelmente o consumo de energia, água, insumos naturais e reaproveitar materiais descartados.

Programa Município Verde Azul

O Plano, criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2007, tem a finalidade de medir, apoiar e descentralizar a agenda ambiental nos municípios. Outro objetivo é estimular as Prefeituras a executarem políticas públicas em favor do desenvolvimento sustentável.

PDF logo.png

Relatório Técnico CMB – Município Verde Azul