Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Estudantes acompanham sessão para conhecer o Poder Legislativo Municipal

Estudantes acompanham sessão para conhecer o Poder Legislativo Municipal

por Comunicacao — publicado 21/08/2019 11h37, última modificação 21/08/2019 11h37
Alunos poderão dar continuidade ao trabalho em sala de aula. Proposta é confeccionar um relatório crítico da visita e apresentar um projeto de lei para o município

Na manhã de terça-feira, 20, uma turma de alunos da Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri) Dagmar Ribas Trindade, que fica no Jardim Maria Cristina participou da sessão da Câmara Municipal de Barueri.

Cerca de 80 alunos, de três turmas do 3º ano do ensino médio, tiveram a oportunidade de vivenciar um pouco da rotina dos vereadores e conhecer o funcionamento da Casa de Leis.

Durante a visita, o grupo recebeu informações sobre a organização do Poder Legislativo barueriense, as atribuições dos parlamentares e de como acontece a apresentação e votação dos projetos de lei. “Esse conhecimento é fundamental para o exercício da cidadania. A Câmara é o órgão de representação mais imediata do povo, centraliza os maiores debates e decisões de grande importância para a sociedade”, destacou o professor de filosofia Marcelo Donizete de Barros.

No plenário, os estudantes foram recepcionados por parlamentares e acompanharam as discussões da pauta do dia. “Eu achei tudo interessante. Mas o que mais me chamou a atenção foi o trabalho da Ouvidoria. Encontrei um canal rápido de comunicação entre a população e as autoridades”, comentou o estudante Gustavo de Sá, de 17 anos.

Já a jovem Ana Beatriz Martins teve um olhar mais atento para a parte política.

“Eu vou votar pela primeira vez nas próximas eleições e conhecer o funcionamento da Casa me deu mais segurança para avaliar minha escolha”, disse.