Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Escolas, restaurantes e lanchonetes terão cartazes ensinando manobra para socorrer casos de asfixia

por Diretoria de Comunicação Social publicado 25/04/2023 15h15, última modificação 01/06/2023 14h29
Conhecida como manobra de Heimlich, procedimento pode salvar a vida de quem engasga com comida

Foto: Marco Miatelo/Câmara de Barueri

Escolas e creches de Barueri terão que afixar cartazes explicativos sobre como lidar com pessoas engasgadas com comida. O objetivo é socorrer prontamente as vítimas desse tipo de asfixia obstruem as vias respiratórias. A medida também será obrigatória a restaurantes, lanchonetes ou qualquer estabelecimento comercial em que haja consumo de alimentos.

Trata-se de um projeto de lei aprovado pelos vereadores na sessão de terça-feira, 25, que obriga os estabelecimentos a colocar os avisos em local visível e com ilustrações que demonstrem o passo a passo da manobra de Heimlich, como é conhecido o procedimento de socorro nesses casos. Os cartazes deverão conter também telefones dos serviços de emergência.

“A divulgação dessas informações em escolas, creches, restaurantes e lanchonetes, locais de frequente ocorrência de asfixia por aspiração de alimentos é uma medida extremamente barata que pode contribuir para salvar muitas vidas”, justificou o vereador Keu Oliveira (PTB), autor do Projeto de Lei 21/2023.

Manobra de Heimlich

Nomeada em homenagem ao médico norte-americano Henry Heimlich, a manobra foi descrita pela primeira vez em 1974 e consiste em fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada que deve expelir o objeto da traqueia da vítima.

registrado em: