Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Campanha vai conscientizar familiares sobre cuidados com os idosos

Campanha vai conscientizar familiares sobre cuidados com os idosos

por Diretoria de Comunicação Social publicado 11/08/2021 09h40, última modificação 13/08/2021 09h03
Preocupação é com pessoas não contam com apoio dos filhos no dia a dia. Mês de outubro será marcado por atividades sobre o tema
Campanha vai conscientizar familiares sobre cuidados com os idosos

Foto: Marietta GA

O plenário da Câmara Municipal de Barueri aprovou, na sessão de terça-feira, 10, o Projeto de Lei 82/2021, que cria na cidade um programa de orientação e conscientização de familiares sobre cuidados com os idosos.

A Campanha Idosos Órfãos de Filhos Vivos, que acontecerá sempre no mês de outubro, pretende sensibilizar as pessoas sobre a importância de se criar uma rede de apoio para pessoas com idade avançada.

O texto aprovado prevê a realização de eventos, palestras e outras atividades capazes de gerar reflexão nas pessoas sobre o assunto.

De acordo com o projeto, a geração de pais sem filhos presentes tem crescido nas últimas décadas, “por força de uma cultura de independência e autonomia levada ao extremo, o que impacta negativamente no modo de vida de toda a família”. “É a chamada geração de pais órfãos de filhos vivos”, afirmou o vereador Kascata (PSL), autor da matéria, ressaltando que muitas vezes esses idosos sustentam filhos e netos financeiramente, mas sem que possam participar da vida social da família e não contam com qualquer tipo de suporte quando precisam.

“Muitos filhos adultos ficam inconformados ou até mesmo irritados quando precisam acompanhar os pais idosos a qualquer atendimento relativo à saúde, aposentadoria ou serviço social”, lembrou Kascata.