Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Campanha Outubro Rosa é lançada na Câmara de Barueri

Campanha Outubro Rosa é lançada na Câmara de Barueri

por Comunicacao — publicado 01/10/2015 00h00, última modificação 29/10/2018 12h59
Núcleo de Combate ao Câncer de Mama marcou presença na sessão.

Na sessão de terça-feira, dia 29, os vereadores receberam a coordenadora do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama, Aidê Cardoso para dar início à campanha "Outubro Rosa" na sede do poder legislativo.
Aidê Cardoso declarou que a iniciativa tomou uma proporção enorme no último ano na cidade. "Barueri foi pioneira na Região Oeste nessa empreitada. Hoje contamos com 130 mulheres vitoriosas diagnosticadas com câncer de mama e mais 200 em análise. Conto com a Câmara Municipal de Barueri nessa luta, para que sempre tenhamos um incentivo de um amigo próximo que renove a vida daquela pessoa que enfrenta esse problema, que se diagnosticado precocemente, não mata nenhuma mulher", disse a coordenadora.
O presidente da Casa, vereador Carlinhos do Açougue (DEM), lembrou que muitas pessoas passam ainda pelo risco, por falta de informação ou orientação. "É importante enfatizar a campanha. Precisamos unir forças para que o paciente consiga vencer esse desafio. O Núcleo de Combate ao Câncer de Mama está de parabéns", finalizou o parlamentar.
A criação
O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.
No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa ocorreu em 02 de outubro de 2002, com uma inusitada intervenção artística. O Obelisco do Ibirapuera, local conhecido em São Paulo e originalmente chamado de monumento mausoléu do Soldado Constitucionalista, recebeu no dia uma iluminação cor-de-rosa. A iniciativa de iluminar o obelisco em homenagem ao Outubro Rosa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos. E o governo brasileiro, através do INCA, passou a integrar a mobilização do outubro rosa a partir de 2010.
Caminhada "Outubro Rosa"
No dia 3 de outubro, sábado, em frente ao ginásio José Corrêa, no centro de Barueri, haverá a concentração para a caminhada "Outubro Rosa", organizada pelo Núcleo de Combate ao Câncer de Mama de Barueri.

Mídias Sociais

Facebook Youtube Flickr

Escola do Parlamento

Marca da Escola do Parlamento da Câmara de Barueri

Transparência

 

Ouvidoria da Câmara de Barueri

Acesso à Informação

Webmail

Webmail