Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Campanha Outubro Rosa é lançada na Câmara de Barueri

Campanha Outubro Rosa é lançada na Câmara de Barueri

por Comunicacao — publicado 01/10/2015 00h00, última modificação 29/10/2018 12h59
Núcleo de Combate ao Câncer de Mama marcou presença na sessão.

Na sessão de terça-feira, dia 29, os vereadores receberam a coordenadora do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama, Aidê Cardoso para dar início à campanha "Outubro Rosa" na sede do poder legislativo.
Aidê Cardoso declarou que a iniciativa tomou uma proporção enorme no último ano na cidade. "Barueri foi pioneira na Região Oeste nessa empreitada. Hoje contamos com 130 mulheres vitoriosas diagnosticadas com câncer de mama e mais 200 em análise. Conto com a Câmara Municipal de Barueri nessa luta, para que sempre tenhamos um incentivo de um amigo próximo que renove a vida daquela pessoa que enfrenta esse problema, que se diagnosticado precocemente, não mata nenhuma mulher", disse a coordenadora.
O presidente da Casa, vereador Carlinhos do Açougue (DEM), lembrou que muitas pessoas passam ainda pelo risco, por falta de informação ou orientação. "É importante enfatizar a campanha. Precisamos unir forças para que o paciente consiga vencer esse desafio. O Núcleo de Combate ao Câncer de Mama está de parabéns", finalizou o parlamentar.
A criação
O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.
No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa ocorreu em 02 de outubro de 2002, com uma inusitada intervenção artística. O Obelisco do Ibirapuera, local conhecido em São Paulo e originalmente chamado de monumento mausoléu do Soldado Constitucionalista, recebeu no dia uma iluminação cor-de-rosa. A iniciativa de iluminar o obelisco em homenagem ao Outubro Rosa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos. E o governo brasileiro, através do INCA, passou a integrar a mobilização do outubro rosa a partir de 2010.
Caminhada "Outubro Rosa"
No dia 3 de outubro, sábado, em frente ao ginásio José Corrêa, no centro de Barueri, haverá a concentração para a caminhada "Outubro Rosa", organizada pelo Núcleo de Combate ao Câncer de Mama de Barueri.