Campanha Agosto Dourado vai conscientizar sobre importância do aleitamento materno
A saúde pública de Barueri terá uma ferramenta a mais para conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno. Na terça-feria, 9, a Câmara Municipal aprovou a criação da campanha Agosto Dourado, que passará a fazer parte do calendário oficial da cidade. O tema também está presente na Lei Federal 13.435/207, que institui agosto como o Mês do Aleitamento Materno.
O Projeto de Lei 49/2025, aprovado por todos os vereadores, determina que a Prefeitura de Barueri promova eventos e palestras de esclarecimento e conscientização sobre o assunto. Quem escolheu a cor dourada para a campanha foi a Organização Mundial da Saúde (OMS), por considerar o leite materno um “alimento de ouro”.
O órgão, ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), recomenda que bebês sejam alimentados somente com leite materno até os seis meses de idade. Após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, a OMS indica que crianças continuem sendo amamentadas até, pelo menos, dois anos de idade.
“O ato de amamentar é bom não só para a saúde do bebê, como também para a saúde da mulher”, complementou Rafa Carvalho. “Ele reduz as chances de sangramento pós-parto ou de desenvolver anemia, câncer de mama e de ovário, diabetes e infarto do coração”, completou o vereador.





















