Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara recebe integrantes do Núcleo Municipal de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

por Comunicacao — publicado 12/03/2019 21h00, última modificação 14/08/2019 14h47
Visita faz parte de um calendário de ações instituídas pelo Programa Município Verde Azul. O movimento da sociedade civil trabalha em prol das metas da sustentabilidade da ONU e da Secretaria do Meio Ambiente de Barueri

Fotos: Arquivo/CMB

A segunda visita monitorada à Câmara Municipal de Barueri aconteceu no dia 13 de março de 2019. Os integrantes do Núcleo Municipal de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de Barueri foram recepcionados pelos servidores Rubens, da Ouvidoria, Félix, da Manutenção e Limpeza e André, da Divisão de Segurança e Zeladoria.

Entre os visitantes, a arquiteta Nina Orlow (Movimento ODS Estadual - SP) e Carlos Rubens de Oliveira do Movimento (ODS Nacional - ES). O grupo conheceu toda a estrutura e as funcionalidades do prédio inaugurado em 2008. O projeto tem como base o conceito de sustentabilidade. Possui várias opções de entrada e saída, cada uma destinada a uma função específica: recepção de visitantes, entrada e saída de servidores e entrada e saída de vereadores, paredes claras, lâmpadas de LED, torneiras com redutores de pressão, vasos sanitários com caixas acopladas, bicicletários, calçamento permeável no entorno da edificação, captação, tratamento e utilização de água da chuva, certificação ISO 14001, cestos diferenciados para coleta seletiva, copiadoras habilitadas para impressão frente-verso, captação de energia solar, horta orgânica, e utilização de papel com selos de bom manejo florestal.

“É um orgulho abrir as visitas monitoradas ao nosso prédio, pois vemos como forma de aproximar a sociedade e mostrar que é possível termos uma vida mais sustentável com pequenas mudanças de hábitos”, explica Rubens.

Com o modelo de gestão implantado e mantido pela Câmara, atingiu-se o objetivo de reduzir consideravelmente o consumo de energia, de água, de insumos naturais, reaproveitar materiais descartados, entre outros. O prédio é aberto à visitação, onde todos os visitantes assinam a lista de presença no local.

Programa Município Verde Azul

O Plano, criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2007, tem a finalidade de medir, apoiar e descentralizar a agenda ambiental nos municípios. Outro objetivo é estimular as Prefeituras a executarem políticas públicas em favor do desenvolvimento sustentável. A participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fecop (Fundo Estadual de Controle da Poluição).

registrado em: