Câmara recebe certificação internacional de saúde e segurança do trabalho
A Câmara Municipal de Barueri recebeu hoje, 5, a certificação internacional ISO 45001:2018, um “selo de qualidade” focado na saúde e segurança dos trabalhadores. Com essa novidade, a Câmara se torna a primeira do Brasil a ter, ao mesmo tempo, quatro das mais importantes certificações do mundo.
As certificações internacionais funcionam como uma garantia de que a Câmara obedece a uma série de critérios rigorosos em cada área, passando por auditorias realizadas por entidades internacionais.
A ISO 45001 obriga a instituição a criar regras rígidas para evitar acidentes e doenças ligadas ao trabalho. Isso vai desde a ergonomia (cadeiras e mesas adequadas para evitar dores nas costas) até o cuidado com a saúde mental (redução de estresse) e prevenção de riscos físicos no prédio, por exemplo.
Tanto servidores quanto qualquer profissional que preste serviço nas dependências do Parlamento 26 de Março estão sujeitas à fiscalização para o cumprimento da norma.
Para o presidente da Câmara, vereador Wilson Zuffa (Republicanos), a conquista da certificação ajuda a melhorar os processos internos e garantir que o ambiente de trabalho seja não apenas produtivo, mas seguro para a saúde física e mental de todos.
“A implantação da ISO 45001 ocorreu de forma natural e totalmente integrada ao que já temos na Casa. O impacto para os servidores foi mínimo, praticamente imperceptível, porque não houve mudanças significativas na rotina operacional”, explicou Zuffa. “As principais adequações se concentraram na esfera administrativa, especialmente no aprimoramento dos controles, registros, avaliações de risco e práticas de monitoramento previstas na norma”, completou o presidente.
A ISO 45001 se junta a outras três chancelas internacionais na galeria do Poder Legislativo de Barueri, tornando a Casa a única do Brasil com quatro certificações internacionais:
- Gestão de Qualidade ISO 9001 (desde 1998): garante que os processos de trabalho sejam padronizados para evitar erros, desperdício de tempo e de dinheiro público. Barueri foi a primeira Câmara do Brasil a ter esse controle.
- Responsabilidade Social SA8000 (conquistada em 2006): assegura que a instituição trata todos com dignidade, não permite trabalho infantil ou forçado em sua cadeia de fornecedores e respeita rigorosamente os direitos trabalhistas. Barueri foi pioneira mundial entre câmaras municipais a receber este atestado de ética.
- Gestão Ambiental ISO 14001 (desde 2010): comprova que a Câmara se preocupa com o impacto que causa na natureza. Envolve economia de papel, uso consciente de água, destinação correta do lixo e redução da poluição.
Próximos Passos
A Câmara Municipal de Barueri já está adaptando seus processos para buscar novos selos no futuro: a ISO 50001 (gestão de energia), a ISO 14064 (inventário de gases de efeito estufa) e a certificação de acessibilidade, visando um serviço público cada vez mais sustentável e inclusivo.





















