Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara proíbe contratação de artistas que incentivem crimes ou violência

Câmara proíbe contratação de artistas que incentivem crimes ou violência

por Secretaria de Comunicação Social publicado 20/08/2025 08h50, última modificação 20/08/2025 14h07
Lei busca proteção especial ao público jovem e infantil em eventos contratados com dinheiro público
Câmara proíbe contratação de artistas que incentivem crimes ou violência

Fotos: Marco Miatelo/Câmara de Barueri

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira, 12, o Projeto de Lei 042/2025, que proíbe a Prefeitura de Barueri de contratar shows, artistas ou eventos que façam apologia ou incentivem crimes como violência contra a mulher, exploração sexual, uso de drogas e discriminação.

O objetivo é proteger principalmente crianças e adolescentes que frequentam eventos públicos pagos com recursos municipais. A medida obriga que os contratos tenham cláusulas específicas contra esse tipo de conteúdo. Se houver descumprimento, o contrato será cancelado e o artista ou organizador terá que pagar multa equivalente a 100% do valor, revertida para a rede municipal de educação.

Segundo o autor do projeto, vereador Wilson Zuffa (Republicanos), a proposta não busca limitar a liberdade artística, mas garantir responsabilidade no uso do dinheiro público.

“O município tem o dever de zelar pelas futuras gerações, promovendo cultura com respeito, ética e proteção à infância”, afirmou o parlamentar.

A fiscalização ficará a cargo da Prefeitura e denúncias poderão ser feitas por qualquer cidadão à Ouvidoria Municipal.

Depois de aprovado pela Câmara, o projeto precisa ser enviado de volta para o prefeito e só terá força de lei depois de sua sanção e publicação no Jornal Oficial de Barueri.

Clique aqui para mais fotos.