Câmara presta homenagem a vereadores constituintes
Seis dos 20 vereadores que formaram a Assembleia Constituinte de Barueri em 1990 estiveram no plenário da Câmara Municipal na terça-feira, 9, para receber uma homenagem pelo trabalho na elaboração da Lei Orgânica de Barueri, que completa neste ano 35 anos de promulgação.
A Moção de Aplausos 20/2025, proposta pelo presidente da Casa, vereador Wilson Zuffa (Republicanos), destaca o trabalho da assembleia na elaboração da lei que regula o funcionamento e a organização da cidade.
“Celebrar essa data é exaltar a maturidade institucional, o compromisso com os valores republicanos e o fortalecimento dos princípios da legalidade, da harmonia e da independência entre os poderes”, discursou Zuffa. “Essa solenidade reafirma o papel do Poder Legislativo como guardião da democracia e das prerrogativas que garantem o desenvolvimento pleno de Barueri”, completou o presidente da Câmara.
Os vereadores constituintes que estiveram na Câmara para receber a homenagem ressaltaram a importância do papel da Assembleia em 1990 e também manifestaram gratidão pelo reconhecimento de seu trabalho.
“Começamos este trabalho em 1988. Foram dois anos ouvindo a população para que cada cidadão tivesse a oportunidade de nos ajudar a elaborar a Lei Orgânica de Barueri”, lembrou Vitor Firmino dos Santos.
“Tive a honra de ser o relator da Lei Orgânica de Barueri. Tínhamos que ter como parâmetro a Constituição Federal. Foi muito difícil, mas ouvindo a população e a opinião de várias pessoas para construir um texto que foi fundamental para garantir o progresso da nossa cidade”, discursou Nilton Humberto Melão. “Queríamos reduzir as diferenças sociais, e colocamos na lei tudo o que foi possível para que tivéssemos uma cidade melhor”, completou o constituinte.
Valdemir Holanda da Silva, o Ceará, agradeceu ao Poder Legislativo por preservar a história da cidade. “É muito importante para nós constituintes o reconhecimento do que fizemos nesta casa de lei. Estou muito feliz por ter feito parte daquele momento histórico de Barueri”, disse o ex-vereador.
Homenageados
- Antônio Balthazar Necchi (em memória)
- Clarindo Aparecido da Silva
- Cleuso de Oliveira (em memória)
- Dr. Gilberto Otávio Tolaini
- Jânio Gonçalves de Oliveira
- João Amâncio da Conceição
- João José dos Santos (em memória)
- Joliete Alves dos Santos (em memória)
- José de Melo
- José Mendes da Silva
- Jurandir Aparecido Alves – Jurinha
- Maria de Andrade Victor – “Eva” (em memória)
- Maria de Lourdes Evangelista (em memória)
- José Lino da Silva – Naná
- Nilton Humberto Melão
- Noé de Souza Borges
- Sebastião Rodrigues Nunes
- Valdemir Holanda da Silva
- Vitor Firmino dos Santos
- José Maria de Morais – Zé Maria





















