Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara prepara plano de reabertura do prédio a partir de 15 de junho

Câmara prepara plano de reabertura do prédio a partir de 15 de junho

por Diretoria de Comunicação Social publicado 12/06/2020 13h30, última modificação 15/06/2020 12h08
Sessões voltam a ser presenciais, mas atendimento ao público continua sendo feito exclusivamente por meios eletrônicos
Câmara prepara plano de reabertura do prédio a partir de 15 de junho

Foto: Arquivo CMB

A Câmara de Barueri inicia na segunda-feira, 15, um plano gradual de reabertura do prédio. Por determinação do presidente Fabião (PSDB), os servidores retomarão as atividades presenciais em horário integral, com as equipes se revezando para evitar aglomerações nos departamentos e gabinetes de vereadores. O atendimento ao público, porém, continua sendo feito exclusivamente por meios eletrônicos (telefone, e-mail e redes sociais).

Na terça-feira, 16, a sessão ordinária voltará a ser feita presencialmente, com os vereadores que integram o grupo de risco (idosos e imunossuprimidos) dispensados da obrigação de comparecer. Como o prédio da Câmara continuará fechado para o público geral, não haverá presença de espectadores no plenário, evitando aglomerações em locais fechados.

Todos os servidores, vereadores e assessores deverão usar máscaras enquanto estiverem nas dependências do edifício-sede do Poder Legislativo.

Desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), um grupo de trabalho foi montado e passou a fazer avaliações diárias da situação no município, sempre seguindo a orientação das autoridades sanitárias.

Cronologia

O controle de acesso ao prédio da Câmara de Barueri começou em 16 de março, quando a direção da Casa determinou preventivamente o fechamento do edifício-sede do Poder Legislativo para o público em geral, ficando a circulação de pessoas restrita apenas a servidores e vereadores. Na ocasião, foram colocados em regime de teletrabalho (home office) os servidores idosos e imunossuprimidos, que estão no grupo de risco e mais suscetíveis a desenvolverem quadros mais graves da Covid-19.

Após essa decisão, a Câmara de Barueri passou a adotar uma série de medidas para o endurecimento na prevenção da disseminação do novo coronavírus:

21 de março - Fechamento do prédio passou a ser total, com previsão de duração de 15 dias, e criação de um comitê interno de monitoramento da situação, que passou a realizar reuniões virtuais diariamente para avaliar a situação da pandemia.

24 de março - Decisão foi estendida até 30 de abril, atendendo ao Decreto Estadual 64.789, e ao Decreto Municipal 9.113, publicado na segunda-feira, 23, em edição extraordinária do Jornal Oficial de Barueri.

30 de março – Prorrogação do fechamento do prédio até 10 de maio, seguindo orientações das autoridades de saúde.

5 de maio – Câmara passou a realizar sessões ordinárias virtualmente, por meio de videoconferência.

10 de maio – Prorrogação de fechamento da Câmara de Barueri até 31 de maio, em atenção aos novos decretos do Governo do Estado e da Prefeitura de Barueri.

29 de maio – Prorrogação do fechamento do Parlamento 26 de Março ao público até 15 de junho.

15 de junho – Início do plano de reabertura gradual, com servidores retornando ao trabalho presencial e sessões realizadas em plenário.

registrado em: ,