Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara participa de sessão simulada com universitários

Câmara participa de sessão simulada com universitários

por Diretoria de Comunicação Social publicado 30/06/2022 10h50, última modificação 01/06/2023 11h59
Projeto Clínica Legislativa, do Mackenzie, envolveu estudantes da Faculdade de Direito e realizou ‘reunião’ da Comissão de Constituição e Justiça
Câmara participa de sessão simulada com universitários

Divulgação/Mackenzie

Alunos do quinto ano da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, participaram de uma atividade escolar simulando uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Barueri. O objetivo, de acordo com a coordenação do curso, é apresentar aos estudantes o universo legislativo enquanto possível via de atuação profissional, fomentando o exercício da cidadania e da democracia.

O Projeto Clínica Legislativa faz parte da disciplina Controle de Constitucionalidade e Processo Constitucional, e contou com a participação do Poder Legislativo de Barueri, representada pela servidora Glauce de Oliveira Alves, coordenadora-geral da Escola do Parlamento da Câmara. A simulação dos trabalhos da CCJ teve ainda a participação do ex-vereador de São Paulo, Ari Friedenbach e do professor Márcio Novaes Cavalcanti.

Sob a coordenação do professor Flávio de Leão Bastos Pereira, a turma recebeu aulas teóricas sobre redação legislativa ao longo do primeiro semestre. Divididos em grupos, os alunos desenvolveram projetos de lei voltados à realidade socioeconômica de Barueri. A atividade resultou na apresentação de 12 propostas em diversas áreas, como cultura, educação, meio ambiente, saúde e planejamento urbano.

Na simulação, realizada no dia 1º de junho no auditório da universidade, os alunos foram avaliados em seu desempenho tanto escrito quanto oral, considerando-se uma perfeita reprodução do clima e do ambiente de uma comissão permanente do poder legislativo municipal.

Para a representante da Câmara de Barueri, a participação da Casa no projeto Clínica Legislativa foi bastante produtiva, pois estimulou os alunos a refletirem sobre os problemas da cidade. “Com o envolvimento de vários servidores, oferecemos algumas palestras aos alunos sobre o papel da Procuradoria na Câmara e o processo legislativo, Orçamento Público e sobre a função da Escola do Parlamento, além da participação na simulação contribuindo com a apreciação dos projetos”, avaliou Glauce.

registrado em: