Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara Municipal coopera com conquista ambiental de Barueri

Câmara Municipal coopera com conquista ambiental de Barueri

por Comunicacao — publicado 20/02/2019 13h15, última modificação 20/02/2019 13h23
Certificação internacional do Poder Legislativo ajudou cidade a subir no ranking estadual de municípios verdes
Câmara Municipal coopera com conquista ambiental de Barueri

Arquitetura favorece entrada de luz

O resultado é grandioso e merece ser comemorado. Entre 39 concorrentes da Grande São Paulo, Barueri conquistou o terceiro lugar no PMVA (Programa Município Verde Azul), um projeto da Secretaria de Estado do Meio Ambiente que avalia a valorização da agenda ambiental nas cidades. Entre as ações fundamentais que ajudaram a colocar Barueri nesta posição, estão a fiscalização urbana, o guia de arborização e as certificações ambientais da Câmara Municipal.

Em apenas um ano, foram implementadas 75 medidas para medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental no município. E foi graças a esse esforço direcionado que no ranking geral do estado, a cidade subiu 55 posições em relação ao ano passado.

Um bom exemplo é o selo ISO 14001. Uma certificação internacional que avalia o comprometimento da organização com os aspectos e práticas sustentáveis. A Câmara Municipal de Barueri, foi pioneira no Brasil e no mundo entre as casas legislativas a obter esse título. A norma orienta a implementação de sistemas de gestão ambiental dentro da organização. Para a certificação uma série de requisitos precisam ser preenchidos.

Ações simples como a substituição dos papéis utilizados para impressão de documentos na Casa fazem diferença. O material utilizado na Câmara, comprado através de pregões, é fabricado com matéria-prima de reflorestamento. Outro ponto é a habilitação das impressoras para impressão frente-e-verso. Além de colaborar para um mundo mais sustentável, as adequações resultaram em economia para os cofres públicos.

Outras medidas simples, mas com grande impacto socioambiental foram adequações do prédio ao clima para diminuir o consumo de água e energia elétrica. A luz natural é aproveitada para reforçar a economia e eficiência energética. A água da chuva também é reservada para limpeza da área externa e regar a horta orgânica. Destaque ainda para a coleta seletiva do lixo, o calçamento permeável, torneiras com redutores de pressão e vasos sanitários com caixas acopladas que reduzem para menos da metade o volume de agua dispensada durante uma descarga.

Ao todo, 645 municípios paulistanos foram avaliados. Barueri se destacou em praticamente todos os quesitos, como arborização urbana, tratamento de esgoto, resíduos sólidos e qualidade do ar. A expectativa é que na próxima certificação, a construção de parques e a implantação de placas de energia solar no aterro sanitário elevem ainda mais a nota obtida durante a avaliação.

Verde e Azul

O Programa lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo se organiza em temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Entre as ações da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente está a capacitação técnica aos interlocutores indicados pelos municípios. Barueri, integra o PMVA desde 2008, obtendo sempre o 1º lugar no ranking entre os municípios da região oeste da Grande São Paulo. Desde 2014 encontra-se também entre os primeiros da Região Metropolitana do Estado.