Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara estreia novo sistema eletrônico de matérias legislativas

Câmara estreia novo sistema eletrônico de matérias legislativas

por Diretoria de Comunicação Social publicado 25/06/2020 15h40, última modificação 25/06/2020 15h40
Força-tarefa formada por servidores em regime de teletrabalho já colocou no ar quase 12 mil documentos, que podem ser consultados pela população
Câmara estreia novo sistema eletrônico de matérias legislativas

SAPL da Câmara de Barueri

O Processo Legislativo é o principal conjunto de atividades de uma Casa de Leis. Entre elas estão a elaboração de proposições, protocolo e tramitação das matérias legislativas, organização das sessões plenárias e votações.

E, nessa dinâmica, toda ferramenta que favorece o andamento da rotina é bem-vinda. Pensando nisso, a Câmara de Barueri aderiu a um sistema que informatiza o processo, sem nenhum custo financeiro para a Casa. É o SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), tecnologia desenvolvida e oferecida gratuitamente pelo Interlegis (Instituto Legislativo Brasileiro), órgão que integra o Senado Federal. Ele facilita as atividades dos parlamentares e servidores e garante o livre acesso à informação.

Na plataforma digital o cidadão pode consultar e realizar ampla pesquisa sobre o andamento de projetos, indicações, requerimentos, leis, resoluções etc.

Toda a implantação e atualização do sistema está sendo feita por servidores de áreas subordinadas à Secretaria Legislativa, como Apoio Legislativo, Protocolo, Arquivo, Comunicação.

Como a Câmara precisou ser fechada por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a maioria dos servidores foi colocada em regime de teletrabalho (home office). Foi aí que surgiu a oportunidade de criação da força-tarefa que está implantando o SAPL, já que ele funciona 100% online e não depende da presença física do servidor na Casa para realizar o trabalho. Até o momento já são quase 12  mil documentos disponibilizados.

“Já são três meses de trabalho intenso para colocar o SAPL no ar, e a meta é concluir toda a implantação ainda este ano”, explica o coordenador da força-tarefa, Reginaldo da Cruz. “O projeto é uma alternativa viável para que a Câmara tenha um sistema de qualidade, confiável e gratuito. Foi a oportunidade que aproveitamos em um momento de crise. Isso é respeito ao cidadão, dando a oportunidade para todos acompanharem, se quiserem, os trabalhos dos vereadores de Barueri. Isso também é transparência”, finalizou.

O acesso ao SAPL pode ser feito por meio da integração já realizada no próprio site da câmara www.barueri.sp.leg.br, ou diretamente pelo endereço sapl.barueri.sp.leg.br.