Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Barueri permanecerá fechada ao público até 31 de maio

Câmara de Barueri permanecerá fechada ao público até 31 de maio

por Diretoria de Comunicação Social publicado 10/05/2020 10h25, última modificação 13/05/2020 10h27
Atendimento dos vereadores continua sendo feito por canais virtuais, enquanto sessões ordinárias ocorrem por videoconferência. Servidores estão em esquema de rodízio e teletrabalho

A Câmara de Barueri estendeu até 31 de maio o fechamento do prédio do Poder Legislativo Municipal ao público em razão do avanço da pandemia do novo coronavírus em todo o país. A decisão segue orientação das autoridades de saúde e aos decretos municipal e estadual, determinando a extensão da medida de quarentena em todo o estado.

Os gabinetes dos 21 vereadores permanecem fechados, com atendimento por meios eletrônicos (e-mail e redes sociais). A administração da Casa funciona em esquema de plantão, com servidores de áreas essenciais fazendo rodízio, para que somente uma pessoa ocupe a sala de cada vez, evitando aglomerações que coloquem em risco a saúde dos trabalhadores. Os demais servidores seguem trabalhando sob regime de teletrabalho (home office).

Desde o dia 5 de maio, as sessões ordinárias estão ocorrendo por meio de videoconferência, com a presença apenas de quatro vereadores, integrantes da Mesa Diretora. Os demais parlamentares participam do encontro semanal a partir de suas casas, em segurança.

Cronologia

O controle de acesso ao prédio da Câmara de Barueri começou em 16 de março, quando a direção da Casa determinou preventivamente o fechamento do edifício-sede do Poder Legislativo para o público em geral, ficando a circulação de pessoas restrita apenas a servidores e vereadores. Na ocasião, foram colocados em regime de teletrabalho (home office) os servidores idosos e imunossuprimidos, que estão no grupo de risco e mais suscetíveis a desenvolverem quadros mais graves da Covid-19.

Após essa decisão, a Câmara de Barueri passou a adotar uma série de medidas para o endurecimento na prevenção da disseminação do novo coronavírus:

21 de março - Fechamento do prédio passou a ser total, com previsão de duração de 15 dias, e criação de um comitê interno de monitoramento da situação, que passou a realizar reuniões virtuais diariamente para avaliar a situação da pandemia.

24 de março - Decisão foi estendida até 30 de abril, atendendo ao Decreto Estadual 64.789, e ao Decreto Municipal 9.113, publicado na segunda-feira, 23, em edição extraordinária do Jornal Oficial de Barueri.

30 de março – Prorrogação do fechamento do prédio até 10 de maio, seguindo orientações das autoridades de saúde.

5 de maio – Câmara passou a realizar sessões ordinárias virtualmente, por meio de videoconferência.

10 de maio – Prorrogação de fechamento da Câmara de Barueri até 31 de maio, em atenção aos novos decretos do Governo do Estado e da Prefeitura de Barueri.

registrado em: ,