Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Barueri estende fechamento do prédio ao público até 15 de junho

Câmara de Barueri estende fechamento do prédio ao público até 15 de junho

por Diretoria de Comunicação Social publicado 29/05/2020 15h09, última modificação 29/05/2020 15h09
Decisão tomada pela administração do Poder Legislativo considerou informações e recomendações das autoridades de saúde frente à pandemia do novo coronavírus
Câmara de Barueri estende fechamento do prédio ao público até 15 de junho

Sessões estão sendo realizadas por videoconferência

A Secretaria-Geral da Câmara de Barueri decidiu estender, até 15 de junho, o fechamento do prédio do Poder Legislativo Municipal ao público, considerando a situação atual do município frente à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em todo o país. A decisão segue recomendações e informações fornecidas pelas autoridades de saúde.

Durante esse período, os gabinetes dos 21 vereadores permanecem fechados, mas com atendimento por meios eletrônicos (e-mail e redes sociais). A administração da Casa funciona em esquema de plantão, com servidores de áreas essenciais fazendo rodízio, para que somente uma pessoa ocupe a sala de cada vez, evitando aglomerações que coloquem em risco a saúde dos trabalhadores. Os demais servidores seguem trabalhando sob regime de teletrabalho (home office).

Desde o dia 5 de maio, as sessões ordinárias estão ocorrendo por meio de videoconferência, com a presença apenas de quatro vereadores, integrantes da Mesa Diretora. Os demais parlamentares participam do encontro semanal a partir de suas casas, em segurança.

Cronologia

O controle de acesso ao prédio da Câmara de Barueri começou em 16 de março, quando a direção da Casa determinou preventivamente o fechamento do edifício-sede do Poder Legislativo para o público em geral, ficando a circulação de pessoas restrita apenas a servidores e vereadores. Na ocasião, foram colocados em regime de teletrabalho (home office) os servidores idosos e imunossuprimidos, que estão no grupo de risco e mais suscetíveis a desenvolverem quadros mais graves da Covid-19.

Após essa decisão, a Câmara de Barueri passou a adotar uma série de medidas para o endurecimento na prevenção da disseminação do novo coronavírus:

21 de março - Fechamento do prédio passou a ser total, com previsão de duração de 15 dias, e criação de um comitê interno de monitoramento da situação, que passou a realizar reuniões virtuais diariamente para avaliar a situação da pandemia.

24 de março - Decisão foi estendida até 30 de abril, atendendo ao Decreto Estadual 64.789, e ao Decreto Municipal 9.113, publicado na segunda-feira, 23, em edição extraordinária do Jornal Oficial de Barueri.

30 de março – Prorrogação do fechamento do prédio até 10 de maio, seguindo orientações das autoridades de saúde.

5 de maio – Câmara passou a realizar sessões ordinárias virtualmente, por meio de videoconferência.

10 de maio – Prorrogação de fechamento da Câmara de Barueri até 31 de maio, em atenção aos novos decretos do Governo do Estado e da Prefeitura de Barueri.

29 de maio – Prorrogação do fechamento do Parlamento 26 de Março ao público até 15 de junho.

registrado em: