Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara celebra 74 anos de Barueri exaltando seu desenvolvimento

Câmara celebra 74 anos de Barueri exaltando seu desenvolvimento

por Diretoria de Comunicação Social publicado 27/03/2023 09h50, última modificação 01/06/2023 11h36
Na sessão solene de aniversário da cidade, vereadores e prefeito enalteceram o progresso do município
Câmara celebra 74 anos de Barueri exaltando seu desenvolvimento

Foto: Marco Miatelo/Câmara de Barueri

A Câmara Municipal celebrou os 74 anos de Barueri com uma sessão solene, em que as autoridades civis, militares e religiosas destacaram a trajetória de progresso e desenvolvimento da cidade nas últimas décadas.

O presidente da Câmara, vereador Toninho Furlan (PDT), destacou a união dos parlamentares na busca por um Poder Legislativo forte, atuante e produtivo. “Passamos por momentos muito desafiadores nos últimos anos, mas com muita união, fé e trabalho, conseguimos contribuir para o crescimento da nossa cidade”, disse.

Representando os parlamentares, a vereadora Tania (União Brasil) falou do orgulho e da responsabilidade que sentiu ao discursar na sessão. Ela relembrou a história de Barueri, com a instalação da primeira legislatura da Câmara, em 1949. “Uma história rica, onde cada luta e cada lágrima derramada pelo seu povo foi para construir essa cidade, que é espelho e referência para toda a região, pela preocupação do poder público com a população”, completou Tania, citando saúde e educação como exemplos de boa gestão na cidade.

“Hoje celebramos nosso maior patrimônio: o nosso povo, que é a razão de toda dedicação e empenho da classe política. Queremos continuar construindo uma cidade próspera futurista e cada vez melhor, em que os jovens possam ter acesso a emprego e oportunidades de crescimento”, concluiu a vereadora.

Rubens Furlan Filho, convidado de honra, também deixou uma mensagem de aniversário para a população de Barueri. “Estar aqui na câmara é como rever um filme. Tenho imagens minhas desde criança aqui nesta Casa, celebrando o aniversário da nossa cidade. Estendo os parabéns a toda a população de Barueri, porque o sucesso do nosso município é fruto do trabalho de todos que estão aqui”, disse.

Sônia Furlan, presidente do Fundo Social de Solidariedade, também ressaltou a contribuição do povo barueriense na construção do município. “Nossa gente é nosso grande patrimônio. Nossa cidade não seria o que ela é se não houvesse um cuidado especial com essas pessoas. Aqui, a criança, a mulher, a pessoa com deficiência, o idoso, enfim, todos têm um tratamento especial”, comentou.

O vice-prefeito de Barueri, Beto Piteri, foi buscar na história a explicação para o desenvolvimento de Barueri ao longo de seus 74 anos de emancipação político-administrativa. “É uma trajetória bonita, que começou com a conquista dos emancipadores lutando e querendo fazer de Barueri uma cidade. E conseguiram com muita luta. Tenho certeza de que, se eles pudessem estar aqui hoje, estariam orgulhosos da cidade que nosso povo construiu”, discursou. “Mas não é de graça que a cidade prospera. Todos trabalhamos muito para que chegássemos a esse patamar”, ponderou Piteri.

Encerrando os discursos, o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, também lembrou da luta pela emancipação de Barueri e citou lideranças políticas que o ajudaram a construir sua trajetória de 47 anos de vida pública. “Desde então tenho uma preocupação enorme de não decepcionar os emancipadores e os políticos que me antecederam e que tanto me inspiraram”, afirmou.

Furlan falou das realizações de seu mandato e destacou obras na área da saúde. “Em dois ou três meses entregaremos o Hospital Regional ao governo do Estado”, afirmou, anunciando também melhorias na política pública de saúde voltada à população com autismo. “Vamos intensificar o trabalho, e nos próximos 60 dias o autista de Barueri será atendido melhor do que em qualquer país, custe o que custar”, declarou o prefeito.

Na área da educação, Furlan anunciou a ampliação de 20 para 30 o número de salas maker na rede de educação. “Temos que estimular cada vez mais a criatividade das nossas crianças”.

Hasteamento das Bandeiras

Como abertura oficial das comemorações, houve o hasteamento das bandeiras no lado externo do Parlamento 26 de Março, nome oficial do edifício-sede da Câmara. O presidente da Casa, vereador Toninho Furlan (PDT), hasteou o pavilhão do Brasil, enquanto o prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSB), subiu o estandarte de Barueri e o vice-prefeito, Beto Piteri (PSB), o do Estado de São Paulo. A execução do hino nacional ficou a cargo da banda da Guarda Civil Municipal.