Câmara aprova em definitivo diretrizes orçamentárias para 2026
A Câmara Municipal de Barueri aprovou, nesta terça-feira, 12, em segunda e última votação, o projeto que estabelece as Diretrizes Orçamentárias para 2026. A LDO já havia sido aprovada em primeira discussão e votação na sessão anterior (7 de agosto). A proposta, enviada pelo prefeito, define as metas e prioridades da administração pública para o próximo ano e orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).
Entre os destaques, a lei prevê que até 5% do total destinado a novos investimentos em 2026 poderão ser aplicados em projetos sugeridos pela população, por meio de participação popular, audiências públicas e plataformas digitais. As propostas serão analisadas por uma comissão formada por membros da Secretaria de Finanças e incluídas no orçamento conforme a ordem de prioridade.
O texto também incorpora diretrizes do Plano Plurianual 2026–2029 e ações alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Entre elas, estão medidas para promoção do emprego e renda, formação cidadã, inclusão social e melhoria da qualidade de vida.
O presidente da Câmara, vereador Wilson Zuffa (Republicanos), lembrou que a LDO é a lei que mostra como a Prefeitura vai organizar o dinheiro da cidade no próximo ano e quais são as áreas mais importantes para investir. “Nosso trabalho é analisar e aprovar esse planejamento, para que o dinheiro arrecadado com os impostos seja usado com responsabilidade e traga benefícios para a população de Barueri.”
Com a aprovação definitiva pela Câmara, o projeto segue agora para sanção do prefeito.