Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Cadastro vai facilitar retorno de idosos ao mercado de trabalho

Cadastro vai facilitar retorno de idosos ao mercado de trabalho

por Diretoria de Comunicação Social publicado 06/09/2022 15h15, última modificação 09/09/2022 10h08
Projeto aprovado pelos vereadores cria banco de dados de profissionais para atividades remuneradas ou voluntárias
Cadastro vai facilitar retorno de idosos ao mercado de trabalho

Foto: Marco Miatelo/Câmara de Barueri

O plenário da Câmara Municipal de Barueri aprovou, na sessão de terça-feira, 6, a criação do Programa de Volta ao Trabalho, que pretende ajudar idosos a encontrar emprego ou atividade voluntária. O Projeto de Lei 071/2022 prevê ainda cursos de capacitação, reciclagem e requalificação profissional, por meio de convênio com instituições de ensino e organizações da sociedade civil.

Um dos objetivos do programa é combater o preconceito quanto à idade do profissional, tanto no ambiente de trabalho, quanto nos processos de seleção e contratação. A redução da dependência econômica e do desequilíbrio no orçamento doméstico também é apontada como meta da nova política pública.

O autor do projeto, vereador Thiago Rodrigues (PDT), ressaltou que a crise econômica no Brasil ajudou a piorar os índices de desemprego, que atualmente atinge 10,6 milhões de pessoas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). “É papel do poder público promover ações que incentivem a reinserção dos idosos no nosso mercado de trabalho”, comentou o parlamentar. “Este projeto vem para tentar reduzir desigualdades sociais, considerando que boa parte das famílias brasileiras ainda dependem da renda de um idoso para ter seu sustento”, complementou.

registrado em: