Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Cadastro vai facilitar retorno de idosos ao mercado de trabalho

Cadastro vai facilitar retorno de idosos ao mercado de trabalho

Projeto aprovado pelos vereadores cria banco de dados de profissionais para atividades remuneradas ou voluntárias
Cadastro vai facilitar retorno de idosos ao mercado de trabalho

Foto: Marco Miatelo/Câmara de Barueri

O plenário da Câmara Municipal de Barueri aprovou, na sessão de terça-feira, 6, a criação do Programa de Volta ao Trabalho, que pretende ajudar idosos a encontrar emprego ou atividade voluntária. O Projeto de Lei 071/2022 prevê ainda cursos de capacitação, reciclagem e requalificação profissional, por meio de convênio com instituições de ensino e organizações da sociedade civil.

Um dos objetivos do programa é combater o preconceito quanto à idade do profissional, tanto no ambiente de trabalho, quanto nos processos de seleção e contratação. A redução da dependência econômica e do desequilíbrio no orçamento doméstico também é apontada como meta da nova política pública.

O autor do projeto, vereador Thiago Rodrigues (PDT), ressaltou que a crise econômica no Brasil ajudou a piorar os índices de desemprego, que atualmente atinge 10,6 milhões de pessoas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). “É papel do poder público promover ações que incentivem a reinserção dos idosos no nosso mercado de trabalho”, comentou o parlamentar. “Este projeto vem para tentar reduzir desigualdades sociais, considerando que boa parte das famílias brasileiras ainda dependem da renda de um idoso para ter seu sustento”, complementou.

registrado em: