Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Batalha de rimas da Aldeia terá espaço no calendário oficial de Barueri

Batalha de rimas da Aldeia terá espaço no calendário oficial de Barueri

por Diretoria de Comunicação Social publicado 03/09/2021 10h10, última modificação 01/06/2023 14h07
Projeto cultural começou com 8 participantes em 2016 e hoje reúne mais de 3,5 milhões de seguidores
Batalha de rimas da Aldeia terá espaço no calendário oficial de Barueri

Fotos: Gean Nunes/Câmara de Barueri

Oito jovens se reuniram um dia na Praça dos Estudantes em 2016 para uma brincadeira despretensiosa: organizarem uma roda de rima e fazer uma disputa em forma de versos de hip-hop. Ali nascia a Batalha da Aldeia (BDA), que conquistou a juventude de Barueri rapidamente e se transformou em um fenômeno cultural sem precedentes na cidade. Com a chegada da pandemia da Covid-19, os encontros semanais tiveram que migrar para o ambiente virtual, e atualmente o canal do grupo no YouTube já soma mais de 3,5 milhões de inscritos.

Atenta a este movimento cultural, que mobilizou os fãs do estilo musical e que hoje já faz parte do circuito brasileiro de batalhas de rimas, a Câmara Municipal de Barueri aprovou por unanimidade na sessão de terça-feira, 31, a criação do Dia da Batalha da Aldeia, que passará a fazer parte do calendário oficial da cidade sendo celebrado em 11 de julho.

De acordo com o vereador Leandrinho Dantas (PRTB), o objetivo do Projeto de Lei 93/2021 é divulgar a cultura hip hop, valorizar a língua portuguesa e incentivar o engajamento social e senso crítico entre os jovens. O texto prevê ainda a realização de atividades culturais na data, com apoio e estrutura oferecidos pelo poder público, além de campanhas sociais como arrecadação de alimentos, livros, agasalhos e brinquedos para serem destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Barueri.

“Muito distante do conceito violento do termo, as batalhas de rima apresentam uma atmosfera pacífica e divertida. No Brasil, é notável a sua presença nas periferias, que encontraram no rap um movimento de caráter cultural popular, e as batalhas como local de competitividade e de desafio intelectual”, justificou o autor do projeto.

Bob 13, um dos fundadores do projeto Batalha da Aldeia, relembrou a origem do grupo e ressaltou os momentos de dificuldade que enfrentaram ao longo dos anos.

“Hoje a Batalha é um projeto gigante, que a gente considera como uma janela de oportunidade para crianças e adolescentes que querem mostrar seu talento. Mas tudo começou do zero, com uma caixa de som, sem microfones, tudo feito só na vontade”, comentou o artista que hoje comanda um escritório com mais de 20 colaboradores.

“A oficialização do Dia da Batalha da Aldeia é a realização de um sonho. Ajuda a mostrar para as pessoas que independente de idade, classe social, gênero ou cor de pele, as batalhas abraçam todos e mostram que o poder da rima improvisada pode mudar o mundo” disse Bob 13. “Eu enxergo hoje que o hip hop e o rap são umas das ferramentas socializadoras mais importantes do mundo”, concluiu.

registrado em: