Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Barueri terá programa voltado a diabéticos para prevenir amputações

Barueri terá programa voltado a diabéticos para prevenir amputações

por Diretoria de Comunicação Social publicado 02/03/2021 15h00, última modificação 30/04/2021 15h57
Intenção é criar políticas públicas para o correto tratamento do pé e de feridas complexas de quem tem diabetes, além de implantar serviço de referência na rede pública
Barueri terá programa voltado a diabéticos para prevenir amputações

Foto: Marcelo Camargo/ABr

Os pacientes de diabetes ganharão um importante aliado no tratamento da doença, em especial ao cuidado com os membros inferiores, que podem apresentar complicações que levem à amputação. Os vereadores aprovaram, na sessão de terça-feira, 2, o Projeto de Lei 012/2021, que institui em Barueri o Programa de Prevenção e Tratamento do Pé Diabético e Feridas Complexas.

De acordo com o texto apresentado pelo vereador Roberto Mendonça (SD), o programa tem como objetivo a promoção de estratégias para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das úlceras crônicas e das complicações nos pés associadas ao diabetes. Inclui ainda a implantação de serviços de referência na rede pública, a ampliação do número de profissionais treinados para este fim e o desenvolvimento de campanhas educativas sobre prevenção do chamado pé diabético.

O projeto prevê que a Prefeitura de Barueri realize parcerias com entidades públicas ou privadas especializadas no tema, como a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, a Associação Brasileira de Medicina, a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e a Sociedade Brasileira de Estomaterapia.

“Dados comprovam que o pé diabético é a principal causa de internação de que sofre de diabetes”, afirma Roberto Mendonça. “As úlceras nos pés e as amputações de membros inferiores são complicações graves e de alto custo para o paciente. O poder público precisa oferecer esse suporte para as pessoas, com equipe efetivamente treinada, integrada e comprometida com a saúde e qualidade de vida desse indivíduo”, completou o vereador.

Editado em 27/04/2021 - Projeto de Lei foi vetado pelo prefeito por meio da Mensagem Veto 01/2021, mantido pelo plenário.

registrado em:

Facebook Facebook Youtube Flickr Flickr