Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Barueri terá programa voltado a diabéticos para prevenir amputações

Barueri terá programa voltado a diabéticos para prevenir amputações

por Diretoria de Comunicação Social publicado 02/03/2021 15h00, última modificação 30/04/2021 15h57
Intenção é criar políticas públicas para o correto tratamento do pé e de feridas complexas de quem tem diabetes, além de implantar serviço de referência na rede pública
Barueri terá programa voltado a diabéticos para prevenir amputações

Foto: Marcelo Camargo/ABr

Os pacientes de diabetes ganharão um importante aliado no tratamento da doença, em especial ao cuidado com os membros inferiores, que podem apresentar complicações que levem à amputação. Os vereadores aprovaram, na sessão de terça-feira, 2, o Projeto de Lei 012/2021, que institui em Barueri o Programa de Prevenção e Tratamento do Pé Diabético e Feridas Complexas.

De acordo com o texto apresentado pelo vereador Roberto Mendonça (SD), o programa tem como objetivo a promoção de estratégias para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das úlceras crônicas e das complicações nos pés associadas ao diabetes. Inclui ainda a implantação de serviços de referência na rede pública, a ampliação do número de profissionais treinados para este fim e o desenvolvimento de campanhas educativas sobre prevenção do chamado pé diabético.

O projeto prevê que a Prefeitura de Barueri realize parcerias com entidades públicas ou privadas especializadas no tema, como a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, a Associação Brasileira de Medicina, a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e a Sociedade Brasileira de Estomaterapia.

“Dados comprovam que o pé diabético é a principal causa de internação de que sofre de diabetes”, afirma Roberto Mendonça. “As úlceras nos pés e as amputações de membros inferiores são complicações graves e de alto custo para o paciente. O poder público precisa oferecer esse suporte para as pessoas, com equipe efetivamente treinada, integrada e comprometida com a saúde e qualidade de vida desse indivíduo”, completou o vereador.

Editado em 27/04/2021 - Projeto de Lei foi vetado pelo prefeito por meio da Mensagem Veto 01/2021, mantido pelo plenário.

registrado em:
Mídias Sociais

Facebook Facebook Youtube Flickr Flickr

Escola do Parlamento

Marca da Escola do Parlamento da Câmara de Barueri

Transparência

 

Ouvidoria da Câmara de Barueri

 

Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD

 

Acesso à Informação

Webmail

Webmail

PNPC

Programa Nacional de Prevenção à Corrupção