Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Barueri terá política pública para estimular brincadeiras na infância

Barueri terá política pública para estimular brincadeiras na infância

por Diretoria de Comunicação Social publicado 01/03/2023 14h05, última modificação 01/06/2023 11h32
Semana Municipal do Brincar prevê engajamento de pais e educadores sobre importância de atividades lúdicas
Barueri terá política pública para estimular brincadeiras na infância

Foto: Marco Miatelo/Câmara de Barueri

A Câmara de Barueri aprovou na terça-feira, 28, um projeto de lei que institui a Semana Municipal do Brincar, dedicada à conscientização da sociedade sobre a importância da brincadeira na infância.

Segundo a matéria, durante a semana que compreende o dia 28 de maio, haverá atividades na cidade com os seguintes objetivos:

• Incentivar, por meio de eventos, atividades e oficinas, a prática de brincadeiras que envolvam crianças, familiares e educadores;
  • Engajar poder público e sociedade na discussão sobre formas de colocar em prática o direito de brincar;
  • Conscientizar pais e educadores quanto à importância das atividades lúdicas com interações fora do ambiente virtual;
  • Promover campanhas de esclarecimento para a população.

O Projeto de Lei 001/2023 prevê ainda a possibilidade de convênios do poder público com empresas, universidades e organizações sociais que apoiem atividades relacionadas ao tema.

Segundo a autora do projeto, vereadora Dra. Claudia (PDT), políticas públicas voltadas ao direito de brincar existem em mais de 30 cidades brasileiras e já se mostraram eficientes no desenvolvimento das crianças. “Não há dúvidas sobre os benefícios das brincadeiras durante a primeira infância. Muitas vezes, porém, há a percepção equivocada de que para isso são necessários muitos artifícios, brinquedos elaborados e tecnológicos, ou encher a criança de estímulos, sem deixar espaço para que ela explore o mundo à sua volta”, comentou a parlamentar. “Brincar é essencial para o desenvolvimento intelectual, social e emocional. Sentar a criança na frente de uma tela não é brincar”, alertou Dra. Claudia.

registrado em: ,