Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Barueri terá campanha de conscientização e combate à violência e abuso de idosos

por Diretoria de Comunicação Social publicado 07/06/2022 13h55, última modificação 01/06/2023 12h00
Locais públicos e privados de grande circulação terão informações sobre o crime e forma de denunciá-lo

Foto: Marco Miatelo/Câmara de Barueri

A população idosa de Barueri terá mais uma política pública para prevenir casos de abusos. Na terça-feira, 8, o plenário da Câmara Municipal aprovou a criação do Programa Salve Idoso – Sistema de Aviso Legal de Violência e Exploração Contra a Pessoa Idosa.

Locais de grande circulação – públicos e privados – serão usados como canais de divulgação, por meio de cartazes conscientizando a sociedade e informando os meios adequados para denunciar casos de violência.

Segundo o texto aprovado, o programa pretende atrair a participação da sociedade no amparo e na defesa da dignidade, do bem-estar e no direito à vida das pessoas idosas, como previsto na Constituição Federal. A intensão do Projeto de Lei 052/2022 é coibir todas as formas de violência de cunho psíquico, físico ou patrimonial praticado contra pessoas com mais de 60 anos.

Segundo a vereadora Mary Rodrigues (PSDB), autora da proposta, a terceira idade é a faixa etária da população que mais tem crescido no Brasil, e o poder público precisa cada vez mais voltar sua atenção a essas pessoas. “Acredito que esse projeto vai ajudar a conscientizar a sociedade sobre a importância de protegermos nossos idosos e denunciar qualquer tipo de violência”, comentou a parlamentar.

registrado em: