Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Barueri cria programa para proteger passageiras de transporte por aplicativo

Barueri cria programa para proteger passageiras de transporte por aplicativo

por Secretaria de Comunicação Social publicado 28/05/2025 11h43, última modificação 28/05/2025 11h43
Projeto de lei aprovado prevê ações contra assédio e mais segurança para mulheres
Barueri cria programa para proteger passageiras de transporte por aplicativo

Fotos: Jean de Santana/Câmara de Barueri

As mulheres que utilizam transporte por aplicativo em Barueri terão mais segurança ao usar o serviço. A Câmara Municipal aprovou na terça-feira, 27 um projeto de lei que cria o Programa Municipal de Proteção à Passageira (PMPP), com medidas de combate ao assédio e fiscalização dos motoristas.

O texto prevê campanhas educativas, canais diretos de denúncia e treinamentos obrigatórios para motoristas que atendem passageiras. Além disso, o município poderá fiscalizar a regularidade da habilitação, documentação e antecedentes criminais dos condutores, além das condições dos veículos, inclusive motocicletas.

Entre os objetivos do Projeto de Lei nº 025/2025 está a criação de parcerias com as plataformas de transporte e com órgãos de proteção à mulher, como a Guarda Civil Municipal. Também será possível regulamentar a atuação de motoristas mulheres que atendam apenas passageiras.

Segundo o autor da proposta, vereador Keu Oliveira (PV), o projeto surgiu da necessidade de proteger a dignidade das mulheres que utilizam esses serviços. “Com o aumento dos casos de assédio e a expansão dos transportes por aplicativo, é fundamental garantir mais segurança às passageiras. Essa lei é um passo importante para coibir condutas inadequadas e dar mais tranquilidade às mulheres”, afirmou.

Mais fotos em: https://www.flickr.com/photos/camaradebarueri/albums/72177720326463713