Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Barueri adota novo símbolo internacional de acessibilidade

Barueri adota novo símbolo internacional de acessibilidade

por Secretaria de Comunicação Social publicado 13/08/2025 09h15, última modificação 18/08/2025 16h26
Lei substitui pictograma da cadeira de rodas por imagem que representa inclusão de todas as deficiências
Barueri adota novo símbolo internacional de acessibilidade

Fotos: Marco Miatelo/Câmara de Barueri

Os prédios públicos e materiais de publicidade Barueri passarão em breve a utilizar o Símbolo Internacional de Acessibilidade, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A nova lei, aprovada pela Câmara Municipal na sessão de terça-feira, 12, reconhece oficialmente a imagem como representação de inclusão para pessoas com todos os tipos de deficiência: física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla.

O símbolo é composto por um círculo com uma figura humana conectada a pontos na borda, representando a ideia de acessibilidade universal. Ele substituirá gradualmente o antigo pictograma da cadeira de rodas, que, segundo especialistas, focava apenas na deficiência motora e não contemplava a diversidade de necessidades.

De acordo com o vereador Allan Miranda (União Brasil), a mudança é um passo importante para reforçar a mensagem de que a cidade está comprometida com a inclusão plena.

“O antigo símbolo não representava adequadamente as pessoas com deficiências visuais, auditivas ou intelectuais. Esta mudança amplia o conceito de acessibilidade e reforça nosso compromisso com todos”, afirmou o autor do Projeto de Lei 37/2025.

A substituição do pictograma antigo pelo novo será feita de forma gradual, conforme a programação administrativa, e abrangerá desde placas de sinalização até materiais de comunicação e documentos oficiais. “Com a aprovação desta lei, Barueri se alinha às recomendações internacionais da ONU e fortalece sua política de inclusão e respeito à diversidade”, completou Allan Miranda.

O projeto será enviado ao prefeito e só terá força de lei depois de sua sanção e publicação no Jornal Oficial de Barueri.

Clique aqui para mais fotos.