Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Arquivo Público recebe visita de comitiva de Itapecerica da Serra

Arquivo Público recebe visita de comitiva de Itapecerica da Serra

Metodologia utilizada pela Câmara Municipal de Barueri na gestão de documentos é modelo para todo o país
Arquivo Público recebe visita de comitiva de Itapecerica da Serra

Foto: Gean Nunes/CMB

Servidores do Legislativo de Itapecerica da Serra (SP) visitaram a Câmara Municipal de Barueri na quinta-feira, 19, para conhecer o Arquivo Público e a Gestão de documentos da Casa, que são referência para parlamentos em todo Brasil. O grupo veio conhecer na prática o funcionamento do setor e a aplicação de instrumentos e técnicas para aplicar no arquivo da própria Câmara.

Uma publicação, em parceria com o Arquivo Público do Estado de São Paulo, oferece um modelo de Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos, bem como um ato normativo com as diretrizes e definições para aplicação. Juntos, esses instrumentos são imprescindíveis para a gestão documental de qualquer instituição.

Até então, não havia um modelo a ser seguido, o que dificultava muito a atividade dos servidores da área. “Nossa política e tratamento de arquivo garante agilidade e precisão na recuperação e eliminação de documentos que já cumpriram seus prazos e ainda a preservação dos documentos que são de guarda permanente, como fontes importantes para a pesquisa e para a preservação da memória institucional”, explica Reginaldo da Cruz Costa, coordenador da Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso da Câmara Municipal de Barueri e um dos autores do modelo.

O grupo trocou experiências sobre gestão, técnicas e práticas de arquivamento. “Esse trabalho da Câmara de Barueri facilitará muito nossa atividade, que é tão complexa. Quando buscamos qualquer informação sobre arquivo do Poder Legislativo, a Barueri é a principal referência. Por isso viemos diretamente na fonte buscar todas as informações e tirar dúvidas”, comentou Eduardo Bueno Domingues, da Comissão de Avaliação de Documentos de Itapecerica da Serra.