Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Arquivo Público da Câmara recebe representantes de Mogi Mirim

Arquivo Público da Câmara recebe representantes de Mogi Mirim

por Diretoria de Comunicação Social publicado 08/07/2022 16h45, última modificação 12/07/2022 08h59
Comitiva veio a Barueri buscar informações para a futura implantação de seu arquivo
Arquivo Público da Câmara recebe representantes de Mogi Mirim

Foto: Marco Miatelo/Câmara de Barueri

O Arquivo Público da Câmara de Barueri recebeu, na manhã de sexta-feira, 8, servidores do Poder Legislativo de Mogi Mirim, município da região de Campinas, no interior do Estado.

Adriano Alves Correia, do departamento de contabilidade, e Cristiane Akemi Uchima da área de Recursos Humanos, foram recebidos por Reginaldo Cruz, coordenador da Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso e responsável pelo Arquivo Público da Câmara.

Segundo Correia, o objetivo foi conhecer de perto a estrutura de um arquivo de câmara municipal, cuja organização e dinâmica de funcionamento são bastante específicas. “Fizemos uma pesquisa no Arquivo Público do Estado e eles nos indicaram a Câmara de Barueri por ser uma referência no estado quando o assunto é arquivologia do poder legislativo municipal”, comentou o visitante.

Após conhecer as instalações da Câmara e realizar a visita técnica ao Arquivo Público, ele disse ter ficado muito satisfeito com o que encontrou, e pretende levar para Mogi Mirim algumas ideias extraídas de Barueri. “É uma câmara muito bonita e organizada, com um espaço amplo e com ótima estrutura. O Arquivo Público é muito bem cuidado, com padronização e organização dos documentos de primeira qualidade”, relatou. “Foi uma visita muito proveitosa. Recebemos várias instruções e certamente tivemos inspirações para a futura implantação do nosso arquivo público”, concluiu Correia.

Modelo

O Arquivo Público da Câmara de Barueri é considerado referência pela parceria realizada com o Centro de Assistência aos Municípios (órgão do Arquivo Público do Estado de São Paulo) para a elaboração de um Plano e Tabela modelo para o Poder Legislativo Municipal. O local recebe visitas constantes de municípios que pretendem instituir seus arquivos públicos e implantar os dois instrumentos de gestão.

Da parceria já resultaram a publicação de modelo de Plano e Tabela de Documentos das Atividades-Fim e Meio, já oficializado pela Câmara de Barueri e disponibilizado no site do Arquivo do Estado para a adequação das Câmaras interessadas, além de minutas para instituição de Arquivo Público e Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso e regulamentação da Lei Federal n. 12.527/2011, conhecida como LAI (Lei de Acesso à Informação).

registrado em: , ,