Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Animais pequenos poderão ser transportados nos ônibus municipais

Animais pequenos poderão ser transportados nos ônibus municipais

Espécies com até 15kg só poderão embarcar em caixas adequadas para transporte. Medida vale para viagens com destino a atendimento médico
Animais pequenos poderão ser transportados nos ônibus municipais

Foto: Marco Miatelo/Câmara de Barueri

Os usuários do transporte público terão autorização para transportar animais de pequeno porte nos ônibus da rede municipal de Barueri. A medida vale para espécies de até 15 quilos e somente em caso de viagens para hospitais veterinários, clínicas e postos de vacinação.

De acordo com o Projeto de Lei 056/2022, aprovado na sessão de terça-feira, 9, o embarque só será autorizado se o animal estiver acondicionado em caixa adequada para transporte e desde que não seja uma espécie que ofereça risco aos demais passageiros.

Para o autor do projeto, o objetivo é facilitar o socorro médico e o acesso aos serviços de saúde. “Muitos tutores não tem um carro próprio e dependem do ônibus para levar seus animais ao médico, e há o risco de alguns ficarem sem atendimento por dificuldade no transporte”, comentou o vereador Wilson Zuffa (Republicanos). “A saúde e o bem-estar dessas criaturas é um direito previsto no nosso Código Ambiental, além da Constituição Federal”, justificou o parlamentar.