Você está aqui: Página Inicial / Julinha recebe título de cidadã barueriense

Julinha recebe título de cidadã barueriense

por Diretoria de Comunicação Social publicado 19/03/2024 15h20, última modificação 20/03/2024 17h21
Uma das primeiras moradoras do Jardim Belval, Dona Julia nasceu em Portugal, mas vive em Barueri desde os dois anos de idade
Julinha recebe título de cidadã barueriense

Foto: Marco Miatelo/Câmara de Barueri

Maria Julia Alves Teixeira De Oliveira, ou simplesmente Julinha, tradicional moradora do Jardim Belval, esteve na sessão da Câmara de Barueri na terça-feira, 19, para receber das mãos dos vereadores o título de cidadã benemérita de Barueri. O Decreto Legislativo 07/2023, foi aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa em 12 de dezembro de 2023.

Apesar de ter nascido em Portugal, Julinha chegou ao Brasil com um ano de idade e logo sua família se transferiu para Barueri, sendo uma das primeiras a se instalar no Jardim Belval, em 1953. Casou-se com Cleuso de Oliveira, que futuramente seria eleito vereador por quatro mandatos (leia mais na biografia abaixo). A partir de então, a vida de Julinha e de sua família passou a ser pautada pelo voluntarismo e por ajudar os vizinhos mais necessitados.

“A casa de Julinha e de Cleuso [seu marido] sempre esteve de portas abertas para atender e abraçar seus eleitores e amigos. Ensinaram seus filhos desde criança a amar, respeitar e ter solidariedade ao próximo e abraçar os que precisam”, lembrou a vereadora Dra Claudia (PDT). “A Farmácia Municipal naquela época era bem humilde, com poucos recursos, e então o casal atendia os munícipes e auxiliavam na aquisição de medicamentos na Farmácia do amigo Miro”, completou o a vereadora.

A homenageada agradeceu aos vereadores pela aprovação do título de cidadã e destacou sua trajetória na cidade sempre buscando ajudar os necessitados. “Fiquei muito feliz pela lembrança. Completei 73 anos de vida em janeiro e sempre lutei por Barueri e pela nossa população”, destacou Julinha. “Hoje a cidade que me acolheu está linda e evoluída. Fico muito orgulhosa por ter contribuído um pouco para que isso fosse possível”, concluiu.

Biografia

Maria Julia Alves Teixeira De Oliveira nasceu na vila Freixo de Espada à Cinta, distrito de Bragança, em Portugal, em 20 de janeiro de 1951.

Filha única dos portugueses Gilberto Adolfo Teixeira e Maria da Conceição Alves, veio para o Brasil com seus pais e completou um ano de vida durante essa viagem de mudança, no navio.

Ao chegarem em terras brasileiras, inicialmente foram morar em São Paulo, no bairro de Vila Maria, durante esse período seu pai trabalhou de feirante, cobrador de ônibus e comerciante. Aos dois anos de vida, Julinha e seus pais se mudaram para Barueri, onde foram uma das primeiras famílias a comprar um terreno no bairro do Jardim Belval.

Seu pai trabalhou no Curtume Franco Brasileiro, ao lado da Estação de trem do bairro. Com o passar do tempo, construiu seu próprio comércio, um bar, que era frequentado pelos vizinhos, moradores do bairro e militares do Exército Brasileiro.

Julinha frequentou o primeiro grau na Escola Vila nova, atual EEPSG Prof. José Wilson Padinha, e foi trabalhar em São Paulo, como encarregada de costura na famosa rua José Paulino. Em 1971, casou-se com o barbeiro Cleuso de Oliveira e passou a ser vendedora de roupas. Cleuso foi vereador em Barueri por quatro mandatos (1982- 1999) e presidente da Câmara Municipal de Barueri no biênio 1993-1994.

Julinha sempre esteve ao lado de Cleuso na luta por ajudar os moradores de Barueri, em especial do Jardim Belval, que procuravam ajuda em sua casa.

Foi candidata a vereadora em 1999 e teve mais de 2.000 votos, ficando como primeira suplente do PMDB e sempre atuou desenvolvendo um trabalho social na cidade. Ela nunca parou de atender e auxiliar os munícipes, pois o trabalho social está em suas veias. Julinha diz que pretende continuar esse trabalho voluntário até o último dia de sua vida.

Mais fotos em: https://flickr.com/photos/camaradebarueri/albums/72177720315558222