Você está aqui: Página Inicial / Discursos nos 75 anos de Barueri destacam crescimento e desenvolvimento

Discursos nos 75 anos de Barueri destacam crescimento e desenvolvimento

por Diretoria de Comunicação Social publicado 27/03/2024 10h47, última modificação 27/03/2024 10h47
Sessão solene de aniversário da cidade marcou a despedida do prefeito Rubens Furlan da vida pública
Discursos nos 75 anos de Barueri destacam crescimento e desenvolvimento

Foto: Marco Miatelo/Câmara de Barueri

A Câmara Municipal celebrou os 75 anos de emancipação de Barueri com uma sessão solene, em que as autoridades civis, militares e religiosas destacaram o crescimento e o desenvolvimento da cidade nas últimas décadas.

O presidente da Câmara, vereador Toninho Furlan (PDT), ressaltou o clima de harmonia no plenário e lembrou que isso reflete a organização e o trabalho do poder público em Barueri. “Aqui prezamos pelas coisas bem feitas, com eficiência e respeito pela nossa população. É por isso que Barueri prosperou e se desenvolveu nesses 75 anos”, disse. “Mas o mais importante nessa história tão bonita é o esforço do povo de Barueri, o verdadeiro responsável pela trajetória de sucesso dessa cidade tão bonita e querida por todos nós”, comentou Toninho.

Em nome do Poder Judiciário, o diretor do Fórum de Barueri, Bruno Paes Straforini, elogiou a postura das autoridades na cidade, que atuam de forma independente e harmônica, como prevê a Constituição Brasileira. “Atuo na comarca de Barueri há dez anos, e durante esse período eu posso atestar que a harmonia funciona nessa cidade, de forma muito eficaz e republicana. Os poderes se interrelacionam e atuam em conjunto, e isso diz muito a respeito da prosperidade de Barueri”, comentou o juiz.

Representando o Poder Legislativo, o vereador Keu Oliveira (PRD) falou sobre a hospitalidade do povo barueriense. “Vim da Bahia há muitos anos e desde o primeiro dia fui muito bem recebido e acolhido por essa cidade”, lembrou Keu, destacando ainda que a administração pública sempre foi um diferencial de Barueri. “Nosso hino menciona a cidade como uma flor vermelha que encanta, e felizmente aqui temos ótimos jardineiros para cuidar dessa flor. Por isso vivemos em um lugar tão bonito e próspero”.

O vice-prefeito Beto Piteri homenageou os emancipadores que lutaram pela emancipação político-administrativa de Barueri, que até 1949 era um distrito de Santana de Parnaíba. “São famílias que lutaram e acreditaram na criação da cidade de Barueri há 75 anos. Destaco com muita honra dois deles: Arnaldo Rodrigues Bittencourt e Wagih Salles Nemer”, discursou.

Finalizando os discursos na sessão solene, o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, destacou que seria sua última participação no aniversário da cidade ocupando um cargo público, uma vez que deve se retirar da vida pública no fim do atual mandato. “É uma manhã muito especial que marca meus 48 anos de vida pública. Comecei como vereador e estou em meu sexto mandato como prefeito, além de ter sido deputado estadual e federal. E me lembro desde meu primeiro dia na Câmara, quando vi alguns emancipadores de Barueri na Mesa Diretora. Jamais vou me esquecer do ensinamento que recebi de Wagih Salles Nemer, que é estar na vida pública para servir, e jamais para ser servido”, lembrou Furlan, também destacando Arnaldo Rodrigues Bittencour como “o maior prefeito que essa cidade já teve”.

Hasteamento das Bandeiras

Como abertura oficial das comemorações, houve o hasteamento das bandeiras no lado externo do Parlamento 26 de Março, nome oficial do edifício-sede da Câmara. O presidente da Casa, vereador Toninho Furlan (PDT), hasteou o pavilhão do Brasil, enquanto o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, subiu o estandarte de Barueri e o diretor do Fórum de Barueri, Bruno Paes Straforini o do Estado de São Paulo. A execução do hino nacional ficou a cargo da Banda Maestro Moni, da Guarda Civil Municipal.

Mais fotos em: https://flickr.com/photos/camaradebarueri/with/53611876882